Sunday, 20 de January de 2019

ESPECIAL


Tocantins

Filmes tocantinenses são exibidos em festival de cinema em Goiânia

19 Oct 2017

Dois filmes tocantinenses vão integrar a programação do Festival "Manifesto-Mostra de Cinema Político", que acontecerá em Goiânia-GO, de 17 a 21 de outubro de 2017. Dirigido pelo cineasta Hélio Brito, presidente da ATCV – Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo, eles integram a  Mostra, dentro da Sessão "O Sagrado e o Profano/ Mostra Discursos & Desconstruções".

Os filmes são "Conceição My Love" e "Cinzas da Quarta-Feira", ambos dirigidos pelo cineasta tocantinense há mais de 30 anos. Eles serão exibidos na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro, às 19h15, no Cine Cultura de Goiânia.

Curta-metragem de ficção, "Conceição My Love" foi filmado em película 16mm, em 1983, na cidade de Conceição do Araguaia-PA, e tem 7 minutos de duração. Aborda o choque entre a cultura local de uma pequena cidade do interior do Brasil, em confronto com a cultura importada dos EUA.

"Cinzas da Quarta-feira" é  um curta-metragem de ficção, com linguagem surrealista e duração de 16 minutos. Foi filmado em película 16mm, em 1984, na cidade de Gurupi-TO (quando ainda era Goiás). Aborda de forma não-realista os conflitos morais e sexuais de dois jovens, durante o carnaval de Gurupi de 1984, em plena ditadura militar.

Os dois filmes de Hélio Brito foram selecionados para o Festival em função das temáticas abordadas, e pela linguagem inovadora das obras, se encaixando perfeitamente no espírito da Sessão "Discursos & Desconstruções" da Mostra.

O Festival "Manifesto-Mostra de Cinema Político" é realizado pelas Produtoras Balaio e VIETNAN Filmes, e a cada ano homenageia um país. Este ano o país homenageado é Cuba. No próximo ano, há a previsão internacional da exibição.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

25

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

27

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

17

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

23

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Panorama

Brasil já recebeu 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados

Em visita às instalações da operação, em Roraima, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, disse que “os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosamente e, muitas vezes, já não cumprem os requisitos”.

Recuperação de Rodovias

Governo intensifica serviço de manutenção de rodovias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou, nesta sexta-feira,18, os serviços de manutenção (tapa-buracos) na TO-020, trecho entre Palmas e Novo Acordo.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira