Tuesday, 17 de September de 2019

ESPECIAL


Homens cada vez mais preocupados com a beleza

31 Jul 2008

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), publicado recentemente na Revista Exame, os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a aparência. Em todo o País, só no ano passado, as vendas de produtos de embelezamento masculino cresceram algo em torno de 8%. Atualmente, 1 em cada 15 brasileiros usa algum tipo de cosmético para retardar o envelhecimento. Em igual proporção, esses números também refletem o interesse dos homens em procurar ajuda nos salões de beleza e clínicas de estética.

Para o cabeleireiro Múcio Gomes de Sousa, que trabalha há três anos no Salão de Beleza Casa Blanca, em Palmas, é impressionante como vem aumentando o número de clientes do sexo masculino nos últimos anos.

"Antes, os que aqui apareciam apenas cortavam os cabelos e, no máximo, 'faziam as unhas'. Agora, está havendo uma exigência cada vez maior deste público, que passou a optar também por hidratações capilares, alizamento e pintura", confessa o profissional, acrescentando que cerca de 40% de toda a sua clientela é composta por homens. "E, o mais importante, é que não há distinção de idade. Aqui aparecem homens entre os 18 e 50 anos, todos preocupados com a aparência", acrescenta o cabeleireiro.

O jovem Júnio Miranda Xavier, de 20 anos, confirma a tendência. Ele comenta que há um ano percebeu a importância de manter uma boa aparência. Atualmente, ele vai ao salão de beleza, em média, três vezes por mês, para cortar os cabelos, fazer hidratação e unhas. Trabalhando no Sesc e se preparando para o vestibular, através de um cursinho, Júnio acredita que "a imagem é uma das responsáveis pela aceitação de qualquer pessoa, tanto no trabalho como na vida em sociedade".  

De fato, o que vem se constatando, aos poucos, é que os homens estão se tornando mais receptivos ao uso de cremes faciais ou se submetendo com mai facilidade aos tratamentos estéticos. As novas gerações vêem isso de maneira cada vez mais natural. De acordo com o levantamento da ABIHPEC os adolescentes, por exemplo, já não se sentem constrangidos em admitir que usam hidratante para o corpo ou algum produto facial contra espinhas, tampouco pelo fato de fazerem, periodicamente, limpezas de pele, por exemplo. Aos profissionais de beleza mais experts, caberá, daqui para frente, investir ainda mais em tudo o que está relacionado com os dizeres for men (para homens), para atender um mercado que cresce de forma explosiva.

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira