Thursday, 18 de October de 2018

ESPECIAL


Cantata de Natal

Hóspedes da Casa de Apoio Vera Lúcia participam da Cantata de Natal no Palácio Araguaia

15 Dec 2017

Jesuino Santana Jr/Governo do Tocantins

Tempo de confraternização e também de solidariedade, o período natalino é ideal para renovar as esperanças e fazer o bem. Em razão disso, oito pessoas que estão hospedadas na Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, em Palmas, foram convidadas pelo Governo para acompanhar as apresentações da Cantata de Natal do Palácio Araguaia, nesta quinta-feira, 14.

A programação contou com a participação da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Orquestra Sinfônica Coral da Escola Estadual Vila União, do Coral da Igreja Luterana, do vocal Ide do Ministério da Batista e do 2º coral da Sibapa. "Acho importante esta ação, porque a nossa apreensão é muito grande. No meu caso mesmo, minha mãe está doente e a gente acaba ficando só naquele pensamento ruim. Vir para cá foi muito bom, ver novas pessoas, acompanhar esse evento lindo, é muito gratificante", avaliou Cleidiane Claudia da Silva, moradora do município de Aliança e que está há mais de um mês hospedada na Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, em razão da internação da sua mãe na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Morador do município de Xinguara, no estado do Pará, Israel de Sousa Brandão, contou que há um ano frequenta a Casa de Apoio Vera Lucia Pagani. Ele precisa se deslocar frequentemente até Palmas para tomar uma vacina e não tem onde ficar. "Vir aqui para esse evento foi muito bom e serviu também até para espairecer a minha mente. Quando a gente está doente fica muito deprimido e, pelo menos aqui, nós temos a oportunidade de conversar com outras pessoas que podem dar mais força para a gente continuar a viver", contou.

Acompanhando sua filha que está internada há mais de uma semana, a portuense Maria Martins Ferreira também avaliou de forma positiva o passeio externo dos hóspedes. "Aqui a gente pode ter pelo menos uma horinha de lazer para o juízo da gente, que fica só pensando em coisa ruim devido à questão da doença. Gostei muito de estar aqui", disse.

A programação da Cantata de Natal prossegue nesta sexta-feira, 15, e no sábado, 16, com início sempre às 19 horas, com a participação de corais e cantores regionais. Nas próximas apresentações, outra ação social do Governo possibilitará que dois pacientes internados na UCI do HGP possam acompanhar de perto a Cantata de Natal. Ambos os pacientes, possuem doença degenerativa do sistema nervoso e serão acompanhados por médicos e servidores do hospital.

Casa de Apoio Vera Lúcia

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é um local onde as pessoas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados que utilizam os hospitais públicos de Palmas contam com uma atenção especial do Governo no momento em que mais precisam. Para proporcionar segurança, conforto e a proximidade dos familiares com os pacientes internados, ou mesmo aqueles que receberam alta médica e ainda não voltaram para a sua cidade de origem o Governo oferece acomodação na Casa de Apoio.

De acordo com a gerente do local, Elizângela Sardinha, o momento proporcionado aos hóspedes da Casa de Apoio nesta quinta-feira serve para renovar a fé deles e trazer um pouco mais de esperança. "Lá, nós percebemos que quando essas pessoas chegam, elas entram muitas vezes com uma doença terminal ou mesmo acompanhando alguma pessoa da família. É um momento em que elas estão mais sensíveis, precisando de uma palavra, de uma motivação, então aqui [Cantata de Natal] é um ambiente de paz, onde há alegria e a harmonia para elas vivenciarem algo diferente. Quando nós fizemos o convite, todos eles se sentiram motivados a vir e eu tenho certeza que irão voltar mais fortes para continuarem os seus tratamentos ou acompanhamentos", disse.

Elizângela Sardinha explicou também que a Casa de Apoio Vera Lúcia está aberta para receber doações de roupas, calçados e alimentos. "As pessoas podem nos procurar também para vir aqui conversar com os hóspedes, dar uma palavra de apoio e força. Isso é muito importante, já que o nosso público são pessoas carentes que não possuem locais para ficar e nem renda para se sustentar durante os tratamentos realizados nos hospitais públicos aqui da Capital", concluiu.

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani fica situada na quadra 203 sul, Avenida LO-05, APM-01. O telefone para contato é o 63-3218-2247.

Cantata de Natal

Dando continuidade à campanha Natal Luz do Bem, o Governo do Tocantins iniciou no último dia 7 de dezembro, a segunda edição da Cantata de Natal do Palácio Araguaia. Neste ano, o evento visa arrecadar alimentos para serem doados a instituições de caridade de todo o Tocantins. Para colaborar com a campanha, os espectadores do evento podem levar um quilo de alimento não perecível e deixar nas caixas indicadas para arrecadação que estarão no local.

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o projeto tem um foco social e visa despertar nas pessoas o espírito fraterno proposto no natal. O evento é totalmente gratuito e aberto a toda sociedade.

No ano passado, o Natal Luz do Bem teve o objetivo de arrecadar livros literários que foram entregues para municípios de todo o Estado para fortalecer o conhecimento de crianças, jovens e adultos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

7

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira