Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESPECIAL


Oficina

Idosos produzem peças decorativas com reaproveitamento de material inteligente reciclável

15 Sep 2017

Márcio Greick 

Arranjos de mesa de anjinhos feitos de papelão, bolsas e cofrinhos feitos com a caixa de leite e porta- guardanapos, feitos com a flor de coquinhos de pé de bacuri ou inajá. Esses produtos estão sendo fabricados por cerca de vinte idosos, que estão participando de uma oficina de capacitação, com aulas de empreendedorismo e negócios, desde a última segunda-feira, no Parque Municipal da Pessoa Idosa: Francisco Xavier de Oliveira. A oficina de capacitação, encerrada nesta sexta-feira, 15, usa como principal  matéria-prima o papelão e é uma iniciativa da BRK Ambiental em parceria com o SESI.
 
A oficina foi realizada no período matutino, em um ambiente descontraído, onde os idosos aprenderam a criar vários produtos contemporâneos, com a função decorativa e utilitária, obedecendo a uma linguagem comercial.  
 
Um dos xodós produzidos na oficina foi o porta-guardanapo, produzido com a flor de coquinhos cozidos no tintol. Em uma argola de 4 cm de diâmetro, são fixadas três flores de coquinhos de pé de bacuri ou inajá, colhidas nos canteiros da capital, onde são cozidas em tintol. Todas as medidas da argola seguem a padronização ISO 9000 ou ISO 14 000, de acordo com as leis do comércio de mercado e produto.
 
A dona Raquelina Maria das Dores Nunes resolveu produzir arranjos de mesa de anjinhos e bolsa de  mão, com a reutilização da  caixa de leite. Para ela, o curso, além de ser uma ótima terapia ocupacional, lhe trará uma renda. "Vou repassar o que estou aprendendo aqui para meus amigos da minha quadra, e da igreja, e comercializar alguns produtos no comércio local", disse.
 
Já a  dona Maria das Graças, 68 anos, encontrou no curso a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender também sobre empreendedorismo. "Aqui realizamos atividades em grupo e aproveitamos para conhecer novas pessoas também",disse.

De acordo com a instrutora do curso, a  biodesigner Maria da Penha, todas as peças têm uma função decorativa e utilitária obedecendo a uma linguagem comercial. "São produtos contemporâneos produzidos a partir do reaproveitamento inteligente  de material reciclável", disse.
 
Para a gerente do parque do idoso, Silvanete Mota, no curso os idosos tiveram a oportunidade de buscar conhecimento de negócios com o reaproveitamento inteligente de material reciclável. "O curso alem de ser uma terapia ocupacional se torna uma ótima oportunidade de geração de renda", ressaltou   
 
O curso de papelão em arte encerrou nesta sexta-feira com exposição dos objetos produzidos pelos idosos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

3

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Operação PF

PF investiga organização criminosa responsável por fraudes bancárias pela internet

Mais de 54 policiais federais cumprem 23 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína

Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.



Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira