Palmas, 17/01/2018

Especial

Selo Verde

Mais empresas sustentáveis em Araguaína recebem Selo Verde

  • Nesta etapa, recebem o certificado 20 empresas. Na manhã de hoje, 14, o Centro Universitário Itpac recebeu a certificação

Marcos Filho

Mais empresas sustentáveis em Araguaína recebem Selo Verde



Gláucia Mendes


Vários empreendimentos em Araguaína que adotam ações sustentáveis estão recebendo o certificado de Selo Verde de empresa sustentável. Nesta etapa, 20 empresas receberão a certificação que adotam ações sustentáveis na cidade. A certificação propicia aos estabelecimentos comunicar as ações de responsabilidade ambiental, acessar linhas de crédito exclusivas e principalmente beneficiar o planeta com as ações que foram tomadas para obtê-lo. 

Durante a entrega do selo no Centro Universitário Itpac ocorrida na manhã desta quinta-feira, 14, a superintendente do Meio Ambiente, Luana Barbosa, explicou que o primeiro passo para receber a certificação é o licenciamento ambiental correto e ações ecológicas. "Todas as empresas que estão recebendo o selo foram classificadas por desenvolver ações de sustentabilidade ou criar diferenciais ecológicos, garantindo aos consumidores qualidade nos produtos e respeito ao meio ambiente".

De acordo com o professor do curso de engenharia de produção e coordenador da extensão universitária, Romualdo Fonseca dos Santos, o Itpac mantém nos 17 cursos de nível superior, com disciplinas voltadas para a sustentabilidade e Meio Ambiente. "Este é um tema transversal, não importa a atuação do profissional, todos têm que perceber o impacto das suas ações e estar preocupado com sustentabilidade".

Selo Verde

A certificação foi criada em agosto deste ano, quando foi entregue o primeiro Selo Verde de empresa sustentável na cidade à empresa Privillege Hyundai.

Para obter o Selo Verde, a empresa precisa solicitar o licenciamento ambiental junto à Prefeitura. Após a solicitação, fiscais ambientais analisarão as ações sustentáveis desenvolvidas e classificarão o estabelecimento pelo nível de sustentabilidade.

O certificado entregue às empresas apresenta três níveis de sustentabilidade do programa municipal: o primeiro é apresentar todas as licenças ambientais, o segundo tem como princípio fazer recolhimentos de forma sustentável dos resíduos gerados pelos seus serviços e o terceiro, possuir ações de conservação dos recursos naturais, como por exemplo, coleta seletiva, reciclagem de material e prevenção de queimadas.

Empresas certificadas

Além do Itpac, as empresas que receberão o selo nesta etapa são: Umuarama Autos, Posto Itamaraty, Centro Oftalmológico de Araguaína, Atacadão Baratão, Casa de Caridade Dom Orione, Rubaiyat Comercio de Combustíveis, Serviço Social do Comércio (Sesc), Betão Motos, Clínica Afeto, Filadélfia Ferro e Aço, Espaço Nobre, Rede de Postos Mundo Belo, Posto de Combustíveis Concórdia, Posto Iccar, Premium Comércio de Derivados de Petróleo, Pneuaço, Pneulândia, Super Feirão da Economia e Pneus Tocantins.

Cidade sustentável
Buscando alternativas para proteger o Meio Ambiente, como cidade sustentável, a Prefeitura de Araguaína vem utilizando práticas de zelo ao meio ambiente, como prevenção de queimadas, Protocolo do Fogo, criação do Selo Verde, melhoria na aplicabilidade do ICMS Ecológico, recuperação de nascentes, implantação de ecopontos para recolhimento de pneus, pilhas e baterias de celular.

Araguaína ainda recebeu o Troféu Cidade Sustentável 2017 na 1ª Edição do Prêmio Mérito Ambiental, desenvolvendo várias ações para conscientização e preservação do meio ambiente, como a reutilização e destinação de pneus na construção de horta orgânica em escolas municipais.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus