Tuesday, 23 de July de 2019

ESPECIAL


Gravidez Precoce

Março, abril e novembro: nascem os filhos da praoa e do carnaval

07 Aug 2008

As autoridades e profissionais que acompanham crianças admitem que nos meses de março e abril o índice da natalidade por parte das adolescentes é bem maior que os demais meses do ano, com exceção de novembro, pois no Carnaval elas são mais dadas ao sexo e como costumam não usar camisinha o resultado não poderia ser outro. O reflexo dessa falta de responsabilidade pode ser visto, geralmente, no mês de novembro.

Para o promotor César Augusto, nenhum número é comparável a março e abril. Segundo ele, as campanhas publicitárias são outros fatores que não têm surtido efeito. "Adolescente não perde tempo ouvindo notícias. Como elas não são direcionadas dificilmente irão se identificar com a mensagem repassada", diz.  

A sociedade em geral, as igrejas, os órgãos governamentais e as ONG's que cuidam em assistir essas adolescentes encontram-se em "crise existencial". Por mais que tentem ajudar, a solução parece estar longe, mas muito longe de um resultado positivo e eficaz.

Mas o que fazer então, uma vez que as campanhas, embora ajudem, não erradicam o problema? O que fazer se os pais não aceitam a idéia das filhas iniciarem a vida sexual tão novas? O que fazer se as filhas, por sua vez, se sentem, cada vez mais cedo, atraídas pelo sexo? O que fazer se os órgãos responsáveis por saúde pública incentivam o uso de anticoncepcionais e camisinhas mas, em contrapartida, a Igreja Católica proíbe sexo antes do casamento e o uso de qualquer contraceptivo?  

Para o promotor, responder a essas perguntas é uma tarefa muito difícil. "Mediante o contexto e o quadro alarmante de gravidez na adolescência, o ideal é a prevenção, principalmente incentivando o uso da camisinha, que além de evitar a gravidez diminui os riscos de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids."

Com a mesma opinião, Ieda Fátima Nogueira, técnica da área da Saúde do Adolescente do Tocantins, admite que embora a Secretaria Estadual da Saúde não tenha dados concretos sobre os recém-nascidos, que podem ser exclusivamente frutos de uma aventura ocasionada no mês de julho, a taxa de natalidade nos meses de março e abril é maior que nos demais meses.

COMPARTILHE:


Confira também:


TRE-TO

Partidos Políticos têm 30 dias para informar CNJP à Justiça Eleitoral

No Tocantins, conforme informações da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação do TRE-TO, 29 partidos estão em situação irregular por não terem realizado o cadastro de seus diretórios municipais ou regularizado o Código de Natureza junto ao CNPJ

Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.



Pedro Afonso

Após recorde de soja, Coapa registra produção histórica no recebimento do milho safrinha

O presidente da Coapa aproveitou para parabenizar a equipe de colaboradores pela dedicação no atendimento aos produtores e por garantir um bom resultado na safra.


Fórum

Banco não dá baixa em alienação fiduciária de veículo, quitado há 3 anos, e terá que indenizar consumidor em R$ 15 mil por danos morais

Em sua defesa, a instituição bancária alegou que a baixa da alienação já havia sido feita, mas o magistrado entendeu que ficou configurado o ato ilícito praticado pelo banco, pois não existem documentos que comprovem essa efetivação


Miracema

Miracaxi mantém tradição e agrada público local e turistas

O evento foi reforçado com segurança particular especializada, detector de metais, câmeras de monitoramento da PM e do município, policiamento militar, civil, força tática e Corpo de Bombeiros.


Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira