Tuesday, 17 de September de 2019

ESPECIAL


Gravidez Precoce

Meninas mães

07 Aug 2008

Divididas entre os hormônios e a responsabilidade, as adolescentes iniciam a atividade sexual cada vez mais cedo e aumentam a incidência da gravidez precoce, das doenças, dos abortos, dos desencontros amorosos. Pode-se facilmente imaginar como deve ser difícil enfrentar a adolescência e a gravidez.

Grave é saber que essas situações, adolescência e gravidez, estão ocorrendo cada vez mais, tanto no Brasil quanto no mundo. Pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional - USAID - mostram dados alarmantes sobre o comportamento dos adolescentes. No tocante à precocidade das relações sexuais, em 10 anos dobrou o número de jovens que tiveram sua primeira relação sexual entre os 15 e os 19 anos; enquanto o número médio de filhos de mulheres adultas vem caindo há décadas. A taxa de fecundidade entre adolescentes está em crescimento constante; anualmente, 14 milhões delas, no mundo, tornam-se mães e 10% dos abortos realizados são praticados por mulheres entre 15 e 19 anos.  

No Brasil, o parto é a primeira causa de internação de adolescentes no sistema público de saúde. Em 1996, 14% das jovens com menos de 15 anos já tinham pelo menos um filho; e de cada 10 mulheres que hoje têm filhos, duas são adolescentes.  

No passado, as brasileiras casavam-se e tornavam-se mães muito cedo. Possivelmente, as avós ou bisavós de muitos de nós tiveram seus primeiros filhos com 13 ou 14 anos de idade. As mulheres casavam-se jovens, permaneciam exclusivamente no ambiente doméstico, freqüentavam pouco a escola, não tinham recursos, meios, nem mentalidade para planejar sua vida reprodutiva. Não havia métodos confiáveis para evitar a gravidez e, geralmente, isso nem era cogitado.

Por que, então, tem crescido a gravidez na adolescência? Não é fácil responder a esta pergunta. Antigamente, podia-se pensar que era por falta de informação. Mas hoje todos sabem que existem muitos métodos para evitar a gravidez. Eles são gratuitos, acessíveis, baratos e podem ser facilmente utilizados pelos jovens.  

De fato, os adolescentes têm o acesso facilitado às pílulas anticoncepcionais, ao diafragma, à camisinha. Os meios de comunicação e as escolas fazem freqüentes campanhas de esclarecimento. Os serviços de saúde estão à disposição para prestar informações. No entanto, as estatísticas brasileiras demonstram que apenas 14% das jovens de 15 a 19 anos utilizam métodos contraceptivos, e somente 7,9% delas, a pílula.  

No Tocantins 34% das adolescentes estão grávidas, número que deixa o Estado em uma das primeiras colocações no ranking nacional. A pergunta é: o que fazer então para diminuir a gravidez na adolescência?

Os pais não concordam que suas filhas mantenham relações sexuais tão novas. Elas, por sua vez, sentem que chegou a hora. A sociedade e o governo se mobilizam na divulgação dos métodos contraceptivos e uso de preservativos. A Igreja Católica condena o uso do preservativo e o sexo antes do casamento. As campanhas publicitárias parecem não atingir o alvo.

Neste caderno, você vai poder conhecer realidades, que embora imagine estar distante de você ou dos filhos, atingem cerca de 700 mil adolescentes, anualmente, no Brasil. Não há, porém, uma receita pronta e acabada de como resolver o problema, mas poderão haver identificações com alguns casos expostos, que o farão pensar mais, antes de tomar qualquer decisão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira