Thursday, 09 de July de 2020

ESPECIAL


Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono

09 Dec 2019
Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono

O deputado Ricardo Ayres (PSB) está participando da programação da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25), em Madrid, Espanha. No último domingo, 08, o parlamentar, junto com a comitiva tocantinense, estiveram reunidos com o vice-presidente da ONG Ecológica, Divaldo Rezende e demais técnicos para tratar sobre projetos de sequestro e venda de créditos de carbono pelo Estado do Tocantins. Nesta segunda, 09, a comitiva já tem uma reunião com um dos diretores da petrolífera multinacional Shell para tratar sobre uma relação de venda destes créditos de carbono.

Segundo Ayres as reuniões domingo foram um preparatório para uma intensa agenda de trabalho que acontece nesta segunda. O parlamentar ressaltou que por ser uma referência no assunto e consultor do Estado, Divaldo Rezende, e demais técnicos estão orientando a comitiva tocantinense. “O domingo foi muito produtivo. Estivemos reunidos com o Divaldo Rezende, a Marli e demais técnicos que tem uma bagagem imensurável na questão do sequestro de carbono. Agora pela manhã já estamos tratando sobre a captação de investimentos internacionais no Tocantins com a venda destes créditos”, ressaltou.

Para o parlamentar, a participação dos deputados tocantinenses na COP25 também traz um novo olhar, mais moderno e antenado, para o legislativo do Estado, com a possibilidade da criação e atualização de leis que aprimoraram o posicionamento do Tocantins nas questões ambientais e na condição de captação de investimentos. “É uma agenda positiva, estamos participando de discussões do que há de mais atualizado na preservação ambiental, vamos trazer isso para o Tocantins. Somos um estado da Amazônia Legal e temos uma patrimônio ambiental importantíssimo que devemos preservar e captar investimos e parceiros para intensificar essas ações”, destacou.

Programas do Tocantins
A comitiva do Estado do Tocantins leva para apresentar na COP 25 dos projetos, o Tocantins 20-40- Estratégia para um Tocantins Competitivo e Sustentável e o programa Pátria Amada Mirim (PAM).

A estratégia Tocantins 20-40 tem como objetivo promover o desenvolvimento equitativo e competitivo do Estado do Tocantins, com uso racional de recursos naturais, respeito às próximas gerações e melhoria da qualidade de vida de sua população. A estratégia irá colocar o estado como referência na região Norte do Brasil em produção sustentável de alimentos e produtos da sociobiodiversidade, com beneficiamento e agregação de valor, na distribuição de renda e na conservação e manejo de suas riquezas naturais, até o ano de 2040. O documento foi desenvolvido intersetorialmente entre as Secretarias.

Com o intuito de promover a inclusão socioambiental de crianças e adolescentes, o PAM beneficiará 25 mil estudantes da rede pública de ensino em todo o Tocantins, até 2022. Por meio da educação ambiental, os estudantes terão a formação cidadã em benefício da preservação, conservação e restauração do meio ambiente, trazendo como resultados a implantação ou restauração de viveiros nos 139 municípios, produzindo até 6 milhões de mudas nativas, podendo restaurar até 12 mil hectares de áreas degradadas. -(Com informações do Governo do Estado do Tocantins)-

COMPARTILHE:


Confira também:


"Guerra Justa"

Polícia Civil do Tocantins deflagra 2ª fase da Operação Guerra Justa

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e quatro de busca nos estados do Pará, Maranhão e Pernambuco.

Pandemia

Tocantins tem 439 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 13.440 casos no total, destes, 8.517 pacientes estão recuperados, 4.690 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 233 pacientes foram a óbito.



Biodiversidade

Tocantins inicia monitoramento do período reprodutivo 2020 do Pato mergulhão no Jalapão

O Governo do Tocantins tem o compromisso de cumprir o calendário de monitoramento da espécie, firmado com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN/ICMBio)


Covid-19

Governador vistoria instalações de hospital contratado para atender pacientes da Covid-19

Pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos clínicos


Meio Ambiente

Governo do Tocantins suspende autorização para queima controlada até novembro

Portaria foi publicada no último dia 7; o aumento dos riscos de incêndios causado pela baixa umidade do ar, aumento da temperatura média no Estado e vegetação seca com grande potencial de queima são as justificativas para a proibição do uso do fogo no mane


Aprovação de Matérias

Assembleia encerra primeiro semestre após diversas matérias aprovadas


Paraído do TO

Bombeiros militares atuam em combate a incêndio em carga de madeira na BR-153


Desempenho

Tocantins alcança segundo lugar no ranking de monitoramento da Agência Nacional de Águas


Cultura

Prazo para cadastro de eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura termina na sexta


Campus Party

Norte Agropecuário será apresentado em evento com participação de referências mundiais no debate da transformação tecnológica


Cronograma

Prevenção contra incêndios florestais para este ano está na fase final



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira