Meio Ambiente
29 Aug 2019
Brigadistas Contra Incêndios Florestais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer) e PrevFogo/Ibama concentraram esforços, para combater o fogo no último fim de semana, quando as chamas atingiram a Serra do Lajeado. Após a atuação de mais de 50 agentes os focos de calor acabaram nesta segunda-feira, 26.
Ainda no sábado, 24, o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro, acompanhou a força-tarefa que enfrentou as chamas na Serra do Lajeado. “Sabemos que o período de seca, favorece as queimadas, mas o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Naturatins, aliado a conscientização da sociedade deve auxiliar na redução dos incêndios florestais, não só na região de Palmas, mas também no Estado”, afirmou.
Para este período de estiagem o Naturatins contratou 60 brigadistas que estão atuando, dia e noite no combate ao fogo, seja pela prática criminosa ou acidental. “Não podemos permitir que a rica biodiversidade do cerrado sofra com os incêndios florestais. Ao contrário temos que constantemente realizar ações educativas nas escolas, zona rural, bem como sensibilizar a sociedade na preservação do meio ambiente”.
Com a influência dos fortes ventos, os focos ganharam força e avançaram. “Contudo, com o reforço das equipes do Naturatins, do PrevFogo do Ibama, com a participação de mais 30 brigadistas. Praticamente concluímos o combate no Vale, no fim do dia de domingo”, explicou o tenente – coronel, Geraldo da Conceição Primo, coordenador - adjunto da Defesa Civil Estadual.
Porém, ainda no fim do domingo, na margem da rodovia TO – 030, que dá acesso ao Distrito de Taquaruçu, um novo foco surgiu. Na oportunidade equipes de combate foram enviadas ao local, quando conseguiram debelar as chamas e apagar os focos de calor.
O comandante - geral do Corpo de Bombeiros Militar, e também coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, argumentou que as características do cerrado tocantinense colaboram para as queimadas neste período. “Mas os órgãos ambientais e de segurança pública do Estado estão de prontidão, e será mais eficiente ainda com o reforço das Forças Armadas, como o emprego de aeronaves e logística, como auxilio no combate aos incêndios florestais”, disse.
Logística
O responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, tenente - coronel bombeiro, Peterson Ornelas, fez um balanço das ações que começaram na sexta-feira, 23 pela manhã na margem esquerda da antiga estrada na direção para Aparecida do Rio Negro, quando os brigadistas do Parque Estadual do Lajeado foram mobilizados para combater o fogo também na área do Boqueirão, o combate ocorreu durante todo o dia.
“No sábado, juntamente com a equipe do tenente - coronel Primo foram realizados os aceiros e contra fogo, para evitar que o fogo atingisse a outra margem e chegasse a região de Taquaruçu Grande. O lugar estava de difícil acesso devido aos rochedos. Com o combate conseguimos evitar que o fogo subisse a serra. Nestes locais o fogo foi combatido até às 22 horas”, relatou Ornelas.
No domingo, a logística para controlar e combater o fogo aconteceu por terra e pelo ar, quando foi realizado sobrevoo e constado que o fogo no Boqueirão havia subido e já atingia a estrada do lado esquerdo. A medida foi utilizar água do Parque Cesamar e de um viveiro de peixes de um produtor local, para lançar sob as chamas que estavam na encosta da serra.
O tenente - coronel Ornelas, conta que nesta ocasião brigadistas do Parque Estadual do Lajeado e os brigadistas do Ibama realizaram o combate e conseguiram extinguir por completo o incêndio. “O combate foi concluído por volta das 14 horas e no período da tarde e da noite, foram realizados monitoramentos locais”.
Nesta segunda-feira, 26, a supervisão do Parque Estadual do Lajeado se deslocou para Serra do Lajeado, no local que tem a escultura do Cristo Redentor, que estava com fumaça, mas foi constato que não havia fogo. Na tarde desta segunda, foi realizado o Manejo Integrado do Fogo, com um aceiro negro, na T0 – 020, sentido Palmas – Aparecida do Rio Negro, na curva próxima a entrada do Parque.
“A ação teve como finalidade evitar, caso ocorra fogo provocado por alguém, que os focos se espalhem e entre no Parque Estadual do Lajeado e provoque um grande prejuízo. Neste ano não tivemos nenhuma queimada no Parque, em razão de muitas ações preventivas e treinamento com a comunidade rural. A operação foi bem intensiva na sexta-feira, sábado e domingo e com o esforço conjunto dos nossos parceiros, obtivemos êxito”.
As equipes de brigadistas do Naturatins estão apostas no sentido de prevenir e combater os focos de incêndio nas Unidades de Conservação de responsabilidade do Órgão (Parques Estaduais do Cantão, Jalapão, Lajeado, Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, APA - Área de Proteção Ambiental Lago de Palmas, respectivas APAs dos Parques e Cefau - Centro de Fauna do Tocantins).