Sunday, 05 de July de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Nova tragédia em barragem mostra que Brasil não pode sucatear fiscalização ambiental, diz Tiago Dimas

28 Jan 2019
Nova tragédia em barragem mostra que Brasil não pode sucatear fiscalização ambiental, diz Tiago Dimas

Deputado federal eleito e com posse prevista para o dia 1º de fevereiro, Tiago Dimas (SD-TO) disse, na manhã deste sábado, 26 de janeiro, que a nova tragédia com o rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais, mostra que o país não está no momento de enfraquecer qualquer vigilância no sistema de fiscalização ambiental. Conforme as informações preliminares, o rompimento, que espalha grande quantidade de lama e detritos na região, pode ser a causa do desaparecimento de mais de 300 pessoas até agora.

“Três anos depois do que ocorreu em Mariana, de novo vemos uma tragédia ambiental de grande impacto com desabamento de barragem. Mais uma vez, a mesma a concessionária faz parte da administração da barragem e no mesmo Estado. Infelizmente, não aprendemos com o passado”, destacou Tiago Dimas.

Para o parlamentar, o Ministério do Meio Ambiente - assim como os seus órgãos - deve se concentrar em uma fiscalização mais abrangente e segura, que pelo menos possa reduzir o números de acidentes e tragédias. “Temos que buscar entender o porquê se falha tanto na fiscalização. Os últimos registros de rompimentos de barragens no restante do mundo aconteceram décadas atrás e no Brasil conseguimos essa triste marca do segundo caso em tão pouco tempo, em dias onde o acesso à informação é infinitamente maior. Os órgãos de fiscalização na área ambiental merecem uma atenção especial e o governo federal tem que repensar o que temos visto, pois estes são fundamentais para a regulação estatal nesses grandes empreendimentos”, frisou o deputado.

Com 30 anos de idade, Tiago Dimas é um parlamentar que, durante a sua vida profissional, trabalhou com o desenvolvimento de tecnologia e um entusiasta do uso de energias renováveis, tanto que vai apresentar projeto para o uso de energia solar nas escolas públicas do Brasil logo no seu começo de mandato.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira