Saturday, 16 de November de 2019

ESPECIAL


O Tocantins em busca de sua identidade

24 Jul 2008

Apesar de possuir apenas 14 anos de existência constitucional o Estado do Tocantins possui uma história muito mais antiga do que muitos podem imaginar. A partir do projeto Tocantins História Viva, promovido pelo governo do Estado em parceria com a Fundação Cultural, descobertas importantes vêm complementar e preencher algumas lacunas da nossa história enquanto Estado.

Com o objetivo de resgatar e registrar a verdadeira história sócio-política do Estado do Tocantins o governador Siqueira Campos, a partir do Ato nº 600, de 4 de maio de 2001, designou uma comissão para uma viagem investigativa a Portugal. A comissão, formada pela presidente da Fundação Cultural, Kátia Rocha, pelos desembargadores Liberato Póvoa e Marco Villas Boas, os jornalistas Luís Pires e Sebastião Pinheiro visitou seis cidades portuguesas, pesquisando e coletando dados e informações sobre a vida e a história do Ouvidor Theotônio Segurado, que primeiro lutou pela emancipação do Norte Goiano. O trabalho de pesquisa ocorreu no período de 22 de outubro de 2001 a 2 de novembro do mesmo ano.  

Dentre as principais descobertas destacam-se o fato de Teotônio Segurado ter sido assassinado por motivos políticos, fato este descoberto por historiadores portugueses a partir de notícia publicada pelo jornal brasileiro Matutina Meyapotense do dia 10 de outubro de 1831. Segundo o jornalista Luiz Pires, que fez parte da comitiva, Theotônio morreu por defender a criação da Província da Palmas e ser contra a independência do Brasil.

O historiador lusitano Jacinto Bittencourt, em matéria publicada no Almanaque Cultural do Tocantins, nº 23, p.6, conta que Joaquim Theotônio Segurado fazia parte de um grupo de liberais que em 1820 liderou uma revolução denominada "vintistas", que lutava pela criação de uma Constituição Portuguesa. Bittencourt revela ainda que Segurado deve ter saído de Portugal escondido, devido às perseguições de Dom Miguel I.

Outro fato que veio enriquecer a pesquisa sobre o Ouvidor foi a descoberta de que Segurado além de ser um político nato complementou seus dons naturais com a conclusão do curso de Direito na Universidade de Coimbra. Thetônio foi também membro da Assembléia Constituinte das Cortes Reunidas e Conselheiro na Casa de Suplicação de Portugal, que corresponde a Suprema Corte no Brasil.

O projeto Tocantins História Viva tem como objetivo fundamental realizar o registro fiel da real história do Tocantins. Além da viagem oficial a Portugal, realizada há quase um ano, o projeto também tem em pauta cidades históricas do próprio Estado, como Paraná, Arraias, Monte do Carmo, Pedro Afonso, Tocantinópolis, Taguatinga, Conceição do Tocantins, Dianópolis e Natividade. No Estado de Goiás as cidades de Goiânia, Cavalcante e Cidade de Goiás também serão pesquisadas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira