Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

ESPECIAL


Saúde

Paciente de UTI em Palmas comemora 90 anos com festinha de aniversário nesta terça-feira

26 Dec 2017

O mês de dezembro está sendo marcado por comemorações de aniversários na Unidade de Terapia Intensiva da Intensicare no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas. Vários pacientes internados completaram nova idade nos últimos dias e ganharam festinhas com direito a bolo, salgadinhos e as presenças de seus familiares. Com dezembro chegando ao fim, uma nova comemoração está marcada para esta terça-feira, 26, às 15 horas, quando o paciente Joaquim Ferreira Pinto, internado há quase 10 dias, completará 90 anos. A família e amigos estarão presentes na ocasião para compartilhar o momento especial com seu Joaquim.

Conforme o neuropsicólogo da Intensicare, Juarez Dias Lemes, só em dezembro, até agora, já foram realizados dois aniversários. "Comemoramos com nossas pacientes Ana Raimunda e Maria Ermeniza. Vieram filhos, irmãos, netos, vários familiares. Quando realizamos esses eventos, nós levamos os pacientes para fora do leito de UTI, onde eles podem receber o carinho de todos. Este é um momento muito importante tanto para o paciente quanto para a família. O que observamos na prática é que, quanto mais a presença da família é oportunizada, melhor é a reação, é a resposta fisiológica do paciente ao tratamento que vem sendo empregado", explica Juarez.

O neuropsicólogo frisa que os pacientes que ficam na companhia da família em visitas estendidas respondem melhor aos estímulos respiratórios e à medicação. "A presença da família é importante para fazer esse resgate da pessoa que o paciente é, para que ele interaja melhor e se sinta mais acolhido, fazendo com que isso possibilite uma recuperação mais eficaz e mais rápida. Para a família é importante também, porque ela faz parte desse processo de melhora do paciente, e assim ela se sente incluída. Quando a gente cuida de quem a gente ama, a gente se sente bem, porque cuidar é amor", pontua.

Novas festas estão marcadas para o mês de janeiro, que serão realizadas a depender do estado de saúde dos aniversariantes. Em todos os eventos realizados fora dos leitos os pacientes são acompanhados por parte da equipe multiprofissional da UTI, com enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas.

Comemorando 82 anos

Mãe de cinco filhos, dona Ana Raimunda de Souza Nogueira, internada há pouco mais de um ano na UTI, celebrou seu aniversário de 82 anos há alguns dias, ao lado dos filhos, da equipe multiprofissional e de vários familiares.

A filha de dona Ana, Marinalva de Souza Nogueira, conta sobre a ideia de celebrar o aniversário da mãe. "Nós quisemos comemorar o aniversário dela porque ela é uma pessoa muito alegre, cheia de vida, guerreira. Foram 18 pessoas da família que vieram de Paraíso para o aniversário dela e esta foi a primeira vez que ela saiu da UTI. Então percebemos que ela sentiu a presença e o amor de todos, que isso mexeu com ela", disse.

Ainda segundo Marinalva, os irmãos e a família se uniram ainda mais no último ano. Ela explica que é importante comemorar cada momento. "Conosco a minha mãe interage. Embora ela esteja de olhos fechados, a gente consegue se comunicar. Eu estou na UTI todos os dias para vê-la, meus irmãos vão sempre que podem também, então ela conhece nossas vozes, faz sinais sobre o que ela gosta ou não. Nós aprendemos a celebrar tudo, seja um piscar de olhos, uma melhora, um sorriso, um gesto, sempre com o coração grato a Deus por estarmos mais um dia ao lado dela". 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira