Saturday, 04 de July de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Parque do Lajeado recebe formandos do curso de condutor ambiental para aula prática

07 May 2019
Parque do Lajeado recebe formandos do curso de condutor ambiental para aula prática

No sábado, 04, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) recebeu uma turma de alunos do curso de Condutor Ambiental Local para participação em aula prática na Unidade de Conservação mantida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em fase de conclusão, a capacitação ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-TO) proporcionou a visita aos formandos, com objetivo de oferecer condições e ambiente para desenvolvimento de competências no desempenho de atividades requeridas na conclusão do perfil profissional.

Essa formação técnica profissional visa a oferta dos serviços de condução ambiental com segurança à grupos de visitantes nos locais permitidos à atividades interpretativas sobre o ambiente natural, social e cultural, além de contribuir com a prevenção e monitoramento de impactos socioambientais nos sítios de visitação.

"O condutor ambiental precisa estar preparado, porque este é um trabalho sério, que deve ser desempenhado por profissionais que possuam compromisso com a segurança dos visitantes e a conservação dos recursos naturais. A aula prática na formação técnica profissional de condutores ambientais oferece noções básicas de situações sobre a trajetória da visitação", afirmou o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão.

A turismóloga da Diretoria de Biodiversidade do Instituto, Priscila Rosa e o guarda Parque, Ribamar Santos, também acompanharam a visita da turma na Unidade de Conservação, participando do intercâmbio de experiências e orientação do grupo.

Durante a visita foi realizada uma caminha pela trilha Brejo da Passagem e ao viveiro da unidade. Os alunos receberam orientações na palestra ministrada pelo inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Sousa, que destacou importantes aspectos ambientais e de conservação dos recursos naturais necessários ao Parque e à Área de Proteção Ambiental (APA da Serra do Lajeado).

Em seguida, a turma visitou a Estância Garra, propriedade localizada na APA, onde se encontram belas cachoeiras abertas à visitação e encerrou a aula com uma passagem pelo mirante do Voo Livre, onde são praticados esportes radicais, como voo de asa delta e parapente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 291 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.736 casos no total, destes, 7.324 pacientes estão recuperados, 4.201 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 211 pacientes foram a óbito.

Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO

A eleição para presidente do Confea-Crea, e conselheiros federais acontece no dia 15 de julho em todo Brasil.


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira