Saturday, 21 de September de 2019

ESPECIAL


Quando puberdade dita as regras

24 Jul 2008

Os sinais clássicos em todos os seres humanos nesse período são aparecimento de pêlos, desenvolvimento dos órgãos genitais, a primeira menstruação, a primeira ejaculação, o crescimento das glândulas mamárias, a mudança da voz, entre outras coisas

Para sair da infância e começar a jornada à idade adulta, o corpo humano passa por diversas transformações. Aos poucos, reações biológicas e hormonais iniciam um belo espetáculo que culmina no envelhecimento do corpo físico para iniciar o processo da reprodução. É a puberdade, fase em que todos atravessamos em algum momento de nossas vidas.

Imagine seu corpo como uma grande central telefônica ligada a vários outros ramais, tendo como número central, o cérebro, que organiza todas as outras ligações, transferindo chamadas no momento exato. Com isso, os sinais clássicos em todos os seres humanos são aparecimento de pêlos, desenvolvimento dos órgãos genitais, a primeira menstruação, a primeira ejaculação, o crescimento das glândulas mamárias, a mudança da voz e crescimento dos ossos são sinais de que o cérebro já percebeu (e mandou mensagens para o resto do corpo). Em algumas pessoas, algumas mensagens não chegaram com clareza, e isso é sinal de que o processo da comunicação fora interrompido.

Isso acontece porque o desenvolvimento hormonal não atingiu a perfeição e, nesse caso, é necessário buscar ajuda médica. Para o mastologista palmense Nilo Coelho dos Santos Júnior, o desenvolvimento das meninas acontece por volta dos 9 anos de idade, onde as glândulas mamárias começam a se desenvolver. "Normalmente o menino e a menina ao nascimento, possuem o mesmo desenvolvimento mamário e com o passar do tempo, à partir dos 9 anos de idade, ocorre uma ação hormonal, para o desenvolvimento feminino", disse. Então, o eixo neuro-hormonal entra em função, aparecendo os primeiros pêlos pubianos, chegando à menstruação, que já é quase como um estágio final, sendo que o desenvolvimento completo ocorre por volta dos 18 anos.

Durante esse período, fatores próprios e de caráter familiar ocasionam algumas mudanças que podem resultar no desenvolvimento excessivo das mamas ou não. Muitas jovens, ainda na adolescência, procuram por especialistas em cirurgias plásticas, afim de moldar as mamas. Nesse caso, o mastologista alerta que qualquer intervenção cirúrgica é aconselhada apenas no desenvolvimento completo do organismo, por volta dos 18 anos. "Como o corpo dessa adolescente ainda não se desenvolveu por completo, é necessário esperar um pouco mais para tomar uma atitude reparadora, no caso uma cirurgia plástica", finalizou.

Confira aqui algumas dúvidas acerca da iniciação sexual, fase comum entre os jovens na puberdade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

MP da liberdade econômica é sancionada; veja os principais pontos

Lei entra em vigor na data da publicação, ainda nesta sexta-feira

PPA

Governo abre consulta pública do PPA 2020-2023 e reafirma gestão voltada às necessidades da população

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância do formato de consultas públicas adotado pelo Governo do Estado, em que foram ouvidas milhares de pessoas de todas as regiões do Tocantins.



Operação Ruptura

Polícia Civil deflagra operação ruptura e prende vários criminosos em Araguaína

Operação resultou na prisão de um indivíduo considerado o chefe do tráfico de drogas em Araguaína


Saúde

Hospital Regional de Miracema amplia serviços e realiza cirurgia inédita

A equipe responsável pelo procedimento foi composta pelo médico urologista Danilo Maranhão; o anestesista Paulo Márcio; o médico auxiliar Jobel Egito e as equipes de enfermagem, técnica de enfermagem e limpeza.


Agenda

Em Brasília, parlamentares do Tocantins buscam recursos para obras

Para o Delegado Rérisson as reuniões foram bastante positivas.


Seu Bolso

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas


Premiação

Nota Quente paga R$ 10.935,88 neste sábado, 21


Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital


Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira