Tuesday, 12 de November de 2019

ESPECIAL


Quando puberdade dita as regras

24 Jul 2008

Os sinais clássicos em todos os seres humanos nesse período são aparecimento de pêlos, desenvolvimento dos órgãos genitais, a primeira menstruação, a primeira ejaculação, o crescimento das glândulas mamárias, a mudança da voz, entre outras coisas

Para sair da infância e começar a jornada à idade adulta, o corpo humano passa por diversas transformações. Aos poucos, reações biológicas e hormonais iniciam um belo espetáculo que culmina no envelhecimento do corpo físico para iniciar o processo da reprodução. É a puberdade, fase em que todos atravessamos em algum momento de nossas vidas.

Imagine seu corpo como uma grande central telefônica ligada a vários outros ramais, tendo como número central, o cérebro, que organiza todas as outras ligações, transferindo chamadas no momento exato. Com isso, os sinais clássicos em todos os seres humanos são aparecimento de pêlos, desenvolvimento dos órgãos genitais, a primeira menstruação, a primeira ejaculação, o crescimento das glândulas mamárias, a mudança da voz e crescimento dos ossos são sinais de que o cérebro já percebeu (e mandou mensagens para o resto do corpo). Em algumas pessoas, algumas mensagens não chegaram com clareza, e isso é sinal de que o processo da comunicação fora interrompido.

Isso acontece porque o desenvolvimento hormonal não atingiu a perfeição e, nesse caso, é necessário buscar ajuda médica. Para o mastologista palmense Nilo Coelho dos Santos Júnior, o desenvolvimento das meninas acontece por volta dos 9 anos de idade, onde as glândulas mamárias começam a se desenvolver. "Normalmente o menino e a menina ao nascimento, possuem o mesmo desenvolvimento mamário e com o passar do tempo, à partir dos 9 anos de idade, ocorre uma ação hormonal, para o desenvolvimento feminino", disse. Então, o eixo neuro-hormonal entra em função, aparecendo os primeiros pêlos pubianos, chegando à menstruação, que já é quase como um estágio final, sendo que o desenvolvimento completo ocorre por volta dos 18 anos.

Durante esse período, fatores próprios e de caráter familiar ocasionam algumas mudanças que podem resultar no desenvolvimento excessivo das mamas ou não. Muitas jovens, ainda na adolescência, procuram por especialistas em cirurgias plásticas, afim de moldar as mamas. Nesse caso, o mastologista alerta que qualquer intervenção cirúrgica é aconselhada apenas no desenvolvimento completo do organismo, por volta dos 18 anos. "Como o corpo dessa adolescente ainda não se desenvolveu por completo, é necessário esperar um pouco mais para tomar uma atitude reparadora, no caso uma cirurgia plástica", finalizou.

Confira aqui algumas dúvidas acerca da iniciação sexual, fase comum entre os jovens na puberdade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Soja

Plantio de soja no Tocantins atinge 30% da área a ser cultivada

A expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira