Sunday, 25 de October de 2020

ESPECIAL


Pesquisa

Vida sexual dos jovens começa mais cedo

24 Jul 2008

De acordo com o "Perfil do Jovem de Palmas", encomendado pela Secretaria Municipal da Criança e Juventude, na gestão do então secretário Rogério Ramos, constatou-se que 70% dos jovens da Capital iniciam a vida sexual entre o início da puberdade (entre os 12 e os 15 anos) e os 18 anos. Para este estudo, foram ouvidos 360 jovens, não havendo grandes variações entre as classes sociais, com exceção de uma porcentagem alarmante (83,33%) de entrevistados da classe E que iniciam a vida sexual entre os 15 e 18 anos.

Pode-se interpretar o início precoce à atividade sexual, a uma super estimulação ainda na infância, reforçada por parte pelos meios de comunicação de massa, que veiculam modelos erotizados e seminus às crianças. Só isso não é fator determinante para que se inicie a vida sexual cedo, mas, se a isso forem atrelados a falta de diálogo familiar e o silêncio da escola em relação a temas ligados à sexualidade, então será poderoso o reforçador para que o fato ocorra.

Comparando o resultado da pesquisa entre os homens, a Secretaria Municipal da Infância e Juventude constatou que as mulheres iniciam sua vida sexual um pouco mais tarde. Cerca de 60% iniciam entre os 15 e os 21 anos, ficando apenas 10% para a faixa de idade anterior aos 15. Entre as mulheres entrevistadas, 22,83% ainda não haviam iniciado a vida sexual e entre as entrevistadas da classe E, 100% começaram a atividade sexual entre os 15 e 18 anos.

Quanto à manutenção de uma vida sexual ativa, há uma tendência de equilíbrio entre o ter (55%) e o não ter (41,94%) esse tipo de atividade, isso em se tratando de dados entre homens e mulheres. Entre as mulheres há quase um empate técnico com relação àquelas que mantêm e as que não mantêm regularmente uma vida sexual. Entre os homens, entretanto, há uma maioria (63,64%) daqueles que afirmam ter vida sexual ativa.

Entre homens e mulheres, 89,39% dos entrevistados afirmaram nunca ter tido nenhum tipo de Doença Sexualmente Transmissível. Os responsáveis pela pesquisa acreditam que este dado pode ter várias interpretações: os jovens podem ter se contaminado, pelo menos uma vez na vida e, pelo fato de não visitar o médico regularmente, nunca ter sido detectada nenhuma DST; isso pode ser agravado pelo fato de nem sempre haver sinais clínicos que revelem alguma patologia. A vergonha e discriminação acompanham as DST, que muitas vezes levam os adolescentes a esconderer suas doenças, negando o fato.

Perguntando aos entrevistados como se pega AIDS, 94,72% respondeu que através do sexo sem camisinha. Entre a classe E, 16,67% responderam que se pega pelo uso do banheiro. Ambos os sexos foram entrevistados neste item.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira