Tuesday, 16 de October de 2018

ESPORTE


Região Central

1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso

18 Jun 2018    10:52    alterado em 18/06 às 10:52
Divulgação 1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso Tendo como guia o historiador Fabrício Rocha, que apresentou, durante todo o percurso, aspectos importantes da história de Pedro Afonso

Esporte, história e diversão marcaram a manhã do domingo, 17 de junho, em Pedro Afonso, durante a 1ª Pedalada Cultural Cooperativista. O evento faz parte da programação em comemoração ao 20º aniversário de fundação da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e teve 216 participantes.

O ponto de partida foi a Praça Coronel Lysias Rodrigues, no centro da cidade.

Ainda na concentração, onde foi servido um café da manhã, era possível perceber a alegria dos ciclistas em unir a prática esportiva do pedal com o conhecimento da cultura local. Famílias inteiras participaram da atividade. Antes da saída, o professor de educação física Ney Bezerra fez um alongamento com os participantes para evitar lesões.

Tendo como guia o historiador Fabrício Rocha, que apresentou, durante todo o percurso, aspectos importantes da história de Pedro Afonso, além de citar personalidades que ajudaram e ainda ajudam a construir a cultura local, os ciclistas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade.
Em bicicletas de diferentes modelos, pessoas de todas as idades conheceram curiosidades por trás de importantes pontos turísticos como o antigo Porto da Balsa do Rio Tocantins, Rua Barão do Rio Branco (primeira rua de Pedro Afonso), Câmara Municipal, Bancrévea Clube, Igreja Batista, Tiro de Guerra 1100-4, Igreja Matriz São Pedro, Museu Histórico de Pedro Afonso, Rua Anhanguera, Praça Ecológica Pedro Pinheiro, Passarela Modesto e Rosária Sales, Colégio Cristo Rei, Casa dos Padres, Escola Estadual Ana Amorim, Escola Estadual Comendador Pádua Fleury, Igreja Santo Afonso e Praça Ecológica IFTO.
“Essa junção do cooperativismo com o esporte, cultura e a integração da comunidade é a um fato marcante. As pessoas e, principalmente, a criançada conhecendo a história da cidade, foi um passeio fantástico”, afirmou o advogado Fredson Sousa, que participou da pedalada com a esposa Tânia e o filho Leonardo.
Mesmo morando em Pedro Afonso há duas décadas, a agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos, disse que o passeio possibilitou conhecer ainda mais a cidade. “Conheci mais de Pedro Afonso em poucas horas andando de bicicleta do que já conheci nos 20 anos que moro aqui”.
Segundo o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o evento foi um momento único para a cooperativa.  “Quem veio pode ter uma verdadeira aula de história sobre Pedro Afonso. Quando você consegue conciliar história, cultura, lazer em uma atividade cooperativista, com uma boa participação das crianças, das famílias, isso nos mostra que estamos investindo na melhoria da comunidade”, frisou.
Além de conhecer a história do município e se divertir durante a pedalada, os ciclistas participaram do sorteio de 51 prêmios.
Os alimentos arrecadados com as inscrições na 1ª Pedalada Cultural Cooperativista, serão doados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Afonso.
Parceiros
A 1ª Pedalada Cultural Cooperativista teve o apoio da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), Sicredi, Sescoop/TO, 3º Batalhão da Polícia Militar, Prefeitura de Pedro Afonso, Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

20

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

25

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

21

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

19

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Pedro Afonso Tocantins História esporte

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira