Friday, 19 de July de 2019

ESPORTE


Canoagem

2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão e Caseara tem início na sexta, 28

26 Apr 2017

26.04.2016 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins
 
O Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, em parceria com o Instituto Araguaia – IA e a Prefeitura Municipal de Caseara está concluindo nesta quarta-feira, 26, os preparativos para o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão em Caseara, que será realizado nos próximos dias 29 de abril a 1º de maio, no Parque Estadual do Cantão – PEC.

Neste ano, o atleta paraolímpico Fernando Fernandes, que tem um histórico de superação e sucesso, vai marcar presença durante todo o evento que é inspirado no estimulo dos jovens, para o ingresso no esporte de canoagem. Além da competição os visitantes poderão participar do passeio aberto de canoagem e de outros entretenimentos que serão realizados na orla de Caseara.  

O presidente do Naturatins, Hebert Brito Barros, falou da importância do evento. "Eu entendo que este evento é da maior importância em Caseara, uma região extremamente bela e que necessita, mais do que nunca, da preservação e do respeito do ser humano para com aquela região. O Naturatins em parceria com o Instituto Araguaia, a Prefeitura de Caseara e os municípios que integram a região do Cantão estão todos imbuídos no mesmo proposito, respeitar o meio ambiente, preservar aquelas belezas naturais que temos, mas acima de tudo, fazer com que a legislação seja devidamente cumprida e respeitada", destacou Hebert Brito, que complementou.

"Entendemos que a educação ambiental é uma oportunidade impar que nós temos para divulgar está região para todo país e até de forma internacional também, mas fazendo com que esta região possa atender a atenção necessária dos órgãos ambientais a nível estadual, municipal e também do Instituto Araguaia que é uma parceira presente na preservação e respeito a legislação do meio ambiente, naquela região", concluiu o presidente.

A prefeita municipal de Caseara, Ildesleine Santana, destacou o incentivo ao turismo. "Essas iniciativas é grande interesse do município, porque temos o objetivo de revitalizar o turismo em nossa cidade e promover o aquecimento econômico da região. A rede hoteleira já está recebendo reservas, nós temos muitos rios em nossa região e essa é um importante incentivo para o esporte. A expectativa é de recebermos muitos visitantes neste evento", reiterou.

A secretária municipal de Turismo, Nazaré Martins, falou da estruturação. "Neste ano estamos junto com a organização do festival e queremos revitalizar o turismo do município. Caseara é uma cidade que pode ser visitada durante o ano todo e estamos nos preparando para receber nossos visitantes com muito carinho", comentou.  

O superintendente do Naturatins, Natal Cesar Castro, enfatizou os benefícios para a região. "Essa 2ª edição do festival de canoagem é fruto de uma grande parceria do Naturatins com o Instituto Araguaia e nesse ano conta também com a Prefeitura de Caseara. Este evento é um resgate das culturas tradicionais daquela região. A atração principal que é a canoagem de remo, o transporte que era feito de madeira com o remo de madeira. Além de tudo é um santuário ecológico bastante diversificado. Então é importante a presença de todos na participação desse evento, que é muito bom para o Parque, para o Instituto, para Prefeitura, movimenta a cidade, gera emprego, movimenta o comércio, então todo mundo sai ganhando e o meio ambiente também", avaliou.

A presidente do Instituto Araguaia, Silvania Campello, fez um relato o espírito de integração das atividades. "O Fernando Fernandes tem uma história de vida de superação muito grande então ele traz a motivação para os jovens de Caseara. Queremos inspirar os jovens para o esporte, as artes e a ecologia. Então nós teremos também as apresentações da orquestra da Universidade Federal do Tocantins e do balé Crepúsculo do Cantão da companhia de balé clássico do Rio de Janeiro. O espírito do evento é proporcionar a comunidade de Caseara essa oportunidade de aproximação com o esporte, a cultura e a ecologia", resumiu Silvania.

O diretor de pesquisa do Instituto Araguaia, George Georgiadis, complementou sobre os preparativos. "Estamos recebendo mais uma edição do evento com o intuito de promover a inspiração dos jovens de Caseara com a presença de pessoas que trazem a experiência de sucesso com recursos que dispomos com grande riqueza, aqui em nossa região", pontuou Georgiadis.

O gerente do PEC, Adailton Glória, finalizou com os preparativos do parque. "Nós estamos preparando a participação do atleta Fernando Fernandes no passeio aberto com uma canoa tradicional. Toda a programação traz muitas atividades esportivas, inclusive na orla de Caseara. Esperamos a participação da comunidade de Caseara e toda região", concluiu o gerente.

Programação

A programação completa está disponível no site naturatins.to.gov.br.

No cronograma do evento traz na manhã do sábado, 29, a oficina infantil ‘Fazendo Arte no Cantão e o material produzido fará parte da abertura do festival, no fim da tarde, com apresentação do ‘Peixinhos do Cantão" e do Poema do Canoeiro, além da Orquestra Viva Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Ballet Clássico "Aurora e Crepúsculo do Cantão". A festa continua a partir das 20h30, na pracinha de Caseara, com a apresentação da Banda de rock "Jabutis Voadores no Cerrado em Chamas".

No domingo, 30, bem cedinho os canoeiros vão iniciar um passeio a remo de aproximadamente de 28 km no rio do Coco e simultaneamente um passeio de voadeira será realizado até o encontro das embarcações no Circuito do Cega-Machado dentro do Parque do Cantão, onde todos vão confraternizar com um lanche. A programação segue com apresentação da Orquestra Viva Música, na sequência, para finalizar a noite, a partir das 21h, o Forró Pereira dos Teclados, anima a festa em frente à Prefeitura.

E na segunda-feira, 1º de maio, às 7h terá início o Campeonato de Vôlei de Areia de Caseara e às 9h será dada a largada para a aguardada Corrida de Canoas Tradicionais, nas categorias individual, dupla e feminina.  As 11h30, pertinho do horário do almoço, o Forró Pereira dos Teclados mais uma vez vai animar o evento.

Inscrições

As inscrições podem ser antecipadas e estarão abertas durante o evento. Essa inciativa é uma realização do Instituto Araguaia, da Prefeitura Municipal de Caseara e do Naturatins por meio do Parque Estadual do Cantão, que conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins - UFT, do Espaços da Rede e da Estação da Dança. Mais informações podem ser obtidas no e-mail pecantao@naturatins.to.gov.br ou no telefone (63) 3379-1438.

COMPARTILHE:


Confira também:


Panorama

Planos de saúde articulam golpe com nova proposta para o setor, afirma Idec

Em análise, Instituto critica conteúdo elaborado por empresas de planos de saúde e demonstra preocupação com os nítidos prejuízos à população

Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do Ciopaer contribuiu de forma decisiva para que a vítima, que se encontrava em estado grave, pudesse receber o atendimento médico adequado em um menor espaço de tempo.


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira