Saturday, 16 de February de 2019

ESPORTE


JEJ 2018

Alunos-atletas do Tocantins conquistam vitórias e classificação às fases finais dos Jogos de Natal

17 Nov 2018    19:26    alterado em 17/11 às 19:26
Philipe Bastos / Governo do Tocantins Alunos-atletas do Tocantins conquistam vitórias e classificação às fases finais dos Jogos de Natal

A delegação do Tocantins segue fazendo bonito na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, realizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Depois das três medalhas da ciclista Yana Camargo, foi a vez dos atletas tocantinenses entrarem nas pistas para as disputas do atletismo e nas quadras para as competições de Badminton e Voleibol. No primeiro dia dessas modalidades, boas vitórias e classificações para as fases finais dos JEJ 2018.

Na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os tocantinenses disputaram modalidades como s 75 m e o 100m, o lançamento de dardo e os saltos em altura e em distância. Dessas modalidades, quatro alunos passaram para as fases finais em suas provas.

Hyrlen Cristyne Costa Silva, da Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, foi à final do lançamento do dardo; Emília Ribeiro Carvalho, da Escola Estadual Virgílio F. de França, de Rio da Conceição, chegou à semifinal dos 100 m rasos, assim como Agnaldo Almeida de Oliveira, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, de Colmeia; e Moisés dos Santos Brito, da Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, chegou à final do salto em altura.

Para a veterana Hyrlen Cristyne, a conquista da vaga na final de sua modalidade foi resultado do esforço e do treinamento realizado durante o ano. “Sei das dificuldades de chegar até aqui e estou muito feliz com essa final. Agora é me preparar para conquistar um bom resultado para o nosso Estado”, disse.

Max Augusto do Carmo, um dos técnicos da equipe de atletismo do Tocantins, pontuou como foi a prova da atleta. “A Hyrlen, nos primeiros lançamentos, estava com o braço muito par trás e isso estava atrapalhando. No último ela corrigiu essa falha e conseguiu um bom lançamento que a credenciou para a final”, completou.

Outro atleta que conseguiu uma vaga na final do atletismo foi Moisés Brito. Ele superou a marca de 1,65 m estabelecida como classificatória e irá disputar uma medalha na modalidade. Para o jovem atleta, que ainda compete na categoria 12 a 14 anos, o resultado foi muito importante. “Vim focado para a competição e sei que chegar à final é gratificante, mas quero mesmo é tentar levar uma medalha para o Tocantins”, destacou.

Gilmar de Matos Souza é um dos técnicos da equipe de 12 a 14 anos do atletismo. Durante a prova, ele disse acreditar no potencial do aluno tocantinense. “Pelo que ele já apresentou nos Jets (Jogos Estudantis do Tocantins) e pelo que vimos a média nacional, acredito que o Moisés possa chegar longe na competição”, ponderou.

Voleibol
Além do atletismo, entraram em quadra neste sábado, a equipe de Voleibol do Colégio Guilherme Dourado, que bateu o time do Amazonas por dois sets a zero e briga por uma vaga nas finais da modalidade contra o time do Mato Grosso. “Foi uma partida difícil no princípio, nosso time demorou um pouco para encaixar as jogadas, as no segundo set aumentamos a concentração e conseguimos a vitória. Agora é manter o foco porque sabemos de toda a dificuldade dessa competição”, frisou Osvaldo Cavalcante.

Badminton
Nas quadras de Badminton, o Tocantins também conquistou importantes vitórias na estreia da maior competição interescolar do Brasil. Nesta modalidade, todos os quatro atletas do 12 a 14 anos, e os dois do 15 a 17 anos são alunos da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, de Porto Nacional.

Depois da primeira rodada, Eliane Alves de Almeida bateu a atleta do Distrito Federal por dois sets a zero e repetiu o placar contra a representante do Rio Grande do Norte. Já Elissandra Gonçalves bateu, na estreia, a competidora de Minas Gerais, enquanto Rodrigo Batista Gomes venceu o atleta do Distrito Federal. Rodrigo e Elissandra ainda formaram uma dupla que venceu a equipe paranaense por dois sets a zero.

Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição interescolar do Brasil, reunindo anualmente milhares de alunos e professores em torno de disputas de modalidades como o Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez, além da Luta Olímpica, da qual o Tocantins não participa.

Neste ano, o diferencial foi a implementação da etapa regional dos Jogos para as modalidades coletivas. Nesta etapa, se classificaram para a nacional as equipes de Basquetebol masculino da Escola Municipal Maria Júlia, de Palmas; de Handebol masculino do Colégio Ulbra Palmas e do Voleibol masculino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira