Saturday, 22 de February de 2020

ESPORTE


Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

13 Sep 2019
Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa que solicita a realização de audiência pública para tratar sobre a melhoria do turismo na região do Parque Estadual do Jalapão, com foco no ecoturismo, no turismo sustentável e consequentemente a preservação do meio ambiente.

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região. “O Jalapão é um local de beleza únicas, e sem dúvidas o atrativo turístico mais conhecido do Tocantins. Precisamos debater o seu potencial, mas com um olhar voltado para a sustentabilidade e o meio ambiente do Parque Estadual”, explicou o parlamentar.

A proposta pede que sejam convidados o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); a Secretaria da Infraestrutura Cidades e Habitação; a Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), com o foco de debater a regularização fundiária pendente na região, dentre outros órgãos envolvidos, prefeitos, autoridades e comunidade local. “O objetivo é envolver o maior número de pessoas no processo de discussão, a fim de que sejam levantadas as questões atuais mais relevantes e de maior urgência para região”, destacou.

Jalapão
O Jalapão é considerado um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil, e tornou-se um dos principais destinos do ecoturismo do país. Segundo a Agência Estadual de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc-TO), o Parque Estadual do Jalapão, apresentou um crescimento de 59% no número de visitantes em 2018 comparado com o ano anterior, recebendo mais de 23,1 mil pessoas.

A região engloba várias estruturas de proteção e conservação, como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Palmas

CarnaPraça tem programação de três dias e atrações nacionais

Por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado apoia evento que tem início nesta sexta.

Ageto

Governo realiza manutenção do acesso ao ponto turístico da Lagoa do Japonês

O trecho é caminho para a Lagoa do Japonês, um dos principais pontos turísticos do estado, na região sudeste.


Segurança

Governador Carlesse viabiliza horas extras e PM e Bombeiros terão mais efetivo nas ruas

Medida visa melhorar a qualidade do serviço de Segurança Pública oferecido pela população


Assembleia

Projeto que contempla o esporte é destacado por parlamentar

A ação beneficia mais de quatro mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de atletismo, dança, futebol, futsal, karatê e society. O objetivo é estimular a prática esportiva e promover inclusão e cidadania.


ALETO

Assembleia aprecia emenda à MP que instituiu o Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário


Tocantins

Roteiros de ecoturismo garantem lazer para quem busca opções sem folia


Mudança

Davi Goveia Junior assume presidência da ATS


Palmas

Restaurante Ermenilde entra no ritmo do Carnaval com programação musical especial para a folia


Ocorrência

Polícia Civil apreende mais de 70 quilos de maconha na região norte da Capital


Meio Ambiente

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira