Thursday, 09 de July de 2020

ESPORTE


Brasília

Damaso considera proposta da Reforma da Previdência agressiva e defende alterações

10 May 2019
Damaso considera proposta da Reforma da Previdência agressiva e defende alterações

Na reunião da Comissão de Finanças e Tributação desta quarta-feira, 8, com a presença do secretário especial da Previdência Rogério Marinho, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) criticou pontos considerados polêmicos da Proposta de Emenda Constitucional 06/19, que trata da Reforma da Previdência e pediu alterações.

Segundo o parlamentar, 59% da população é a favor da reforma, sem conhecer o teor da proposta e seguindo somente o discurso do governo de que, com essa mudança, o Brasil vai avançar. “A população até pode apoiar, mas com alterações, uma vez que a proposta apresentada pelo governo está muito agressiva”.

Damaso citou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo valor atual é de um salário mínimo (R$ 998 em 2019) e passaria a R$ 400 a quem tem 60 anos, chegando ao valor do salário mínimo somente para quem tiver 70 anos. Da mesma forma a situação do trabalhador rural. “Se um pequeno produtor ou trabalhador rural, sem nunca ter contribuído, não poderá mais se aposentar por idade, isso é muito cruel”, pontuou. Damaso pediu ao secretário para que tanto o BPC e a questão do trabalhador rural sejam retirados da proposta.

Outro ponto citado pelo parlamentar foi em relação ao professor que, segundo Damaso, a atual realidade da categoria não permite que se aposente de acordo com o texto do governo. Para o parlamentar, ao igualar a situação de homens e mulheres, o governo desconsidera as condições de trabalho das professoras. Além disso, desconsidera o fato de que a categoria há muito tempo é desvalorizada e desrespeitada. O deputado pediu que essa questão fosse revista e sugeriu a presença de educador assistente para auxiliar o professor na sala de aula.

Damaso também criticou a regra de transição da proposta, onde trabalhadores prestes a se aposentarem teriam que trabalhar por mais tempo para terem os seus direitos garantidos. A proposta garante a aposentadoria imediata apenas aos trabalhadores que estão a dois anos para se aposentarem. A partir de três anos, a pessoa teria que trabalhar mais sete para aposentar. A sugestão do parlamentar é de que essa transição passasse para cinco anos em vez de dois.

“A população quer entender qual é o ganho real dessa reforma da previdência, que saber qual é o projeto do governo para que o nosso país possa alavancar. Só assim poderemos dar o nosso voto de confiança nessa reforma”, disse Damaso.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 439 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 13.440 casos no total, destes, 8.517 pacientes estão recuperados, 4.690 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 233 pacientes foram a óbito.

Biodiversidade

Tocantins inicia monitoramento do período reprodutivo 2020 do Pato mergulhão no Jalapão

O Governo do Tocantins tem o compromisso de cumprir o calendário de monitoramento da espécie, firmado com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN/ICMBio)


Covid-19

Governador vistoria instalações de hospital contratado para atender pacientes da Covid-19

Pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos clínicos


Meio Ambiente

Governo do Tocantins suspende autorização para queima controlada até novembro

Portaria foi publicada no último dia 7; o aumento dos riscos de incêndios causado pela baixa umidade do ar, aumento da temperatura média no Estado e vegetação seca com grande potencial de queima são as justificativas para a proibição do uso do fogo no mane


Aprovação de Matérias

Assembleia encerra primeiro semestre após diversas matérias aprovadas


Paraído do TO

Bombeiros militares atuam em combate a incêndio em carga de madeira na BR-153


Desempenho

Tocantins alcança segundo lugar no ranking de monitoramento da Agência Nacional de Águas


Cultura

Prazo para cadastro de eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura termina na sexta


Campus Party

Norte Agropecuário será apresentado em evento com participação de referências mundiais no debate da transformação tecnológica


Cronograma

Prevenção contra incêndios florestais para este ano está na fase final



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira