Saturday, 23 de February de 2019

ESPORTE


Paralímpico

Educação realizará Festival Dia do Atleta Paralímpico em Palmas

28 Aug 2018    17:15

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na organização do Festival Dia do Atleta Paralímpico, na Capital, no próximo dia 22 de setembro, data em que se comemora o dia do atleta paralímpico.  O evento contará com a participação de 150 crianças e jovens com idade entre 10 e 17 anos, alunos das redes estadual, municipal e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Palmas e Paraíso, com deficiência física, visual e intelectual. As atividades serão realizadas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), das 8h30 às 12 horas.

Nesta terça-feira, 28 de agosto, a equipe da Seduc – Gerências de Desporto Educacional e Educação Especial, Superintendência de Esportes e Lazer e Diretoria Regional de Educação – se reuniu com parceiros e voluntários no Tocantins para apresentação das atividades.

Durante o Festival, as crianças e jovens vão vivenciar três modalidades esportivas paralímpicas, atletismo, bocha e tênis de mesa. As atividades serão realizadas de forma lúdica, em formato de circuito, atendendo até 50 crianças e adolescentes por estação. As aulas serão coordenadas por profissionais de cada modalidade, com apoio de voluntários.

Márcia Resende, coordenadora do projeto no Tocantins, ressaltou que será uma atividade de mobilização. “O festival será um despertar desses alunos para as modalidades paralímpicas. Serão apresentadas alternativas para a prática de atividades que podem ser desenvolvidas nas unidades escolares, de acordo com a deficiência do atleta. Um momento de propiciar aos alunos o entendimento das modalidades”, destacou.

Segundo a educadora física da Apae de Palmas, Lusiana Veloso, o Festival será um aprendizado para os alunos. “Vai ser um momento único para esses alunos, de socialização, integração com estudantes de outras escolas e aprendizado com profissionais. Muitos vão vivenciar as atividades pela primeira vez. Estamos muito ansiosos com a realização desse evento”, disse.

São parceiros da Seduc na realização do Festival a Federação das Apaes do Estado do Tocantins ,  Secretaria Municipal de Educação de Palmas, Universidade Federal do Tocantins, campi de Palmas e Miracema, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Palmas, Faculdade de Palmas (Fapal) e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra).

Festival

Esta é a primeira vez que o Comitê Paralímpico Brasileiro, instituição que fomenta atividades esportivas paralímpicas, promove o Festival do Atleta Paralímpico no país. O evento será realizado simultaneamente em 46 municípios brasileiros, incluindo todas as Capitais, no dia 22 de setembro, atendendo mais de sete mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 17anos, com deficiências física, visual e intelectual.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. Esta data, que visa homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência, é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira