Friday, 22 de February de 2019

ESPORTE


Entretenimento

Festival de Canoagem do Cantão contará com programação diversificada

27 Mar 2018    13:28
Alvaro Vallim Festival de Canoagem do Cantão contará com programação diversificada A competição será nas modalidades individual e dupla, nas categorias feminina e masculina

O 3º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão foi pauta de reunião ocorrida na sede do Parque Estadual do Cantão, no sábado, 24. A programação do evento que já é tradicional na região, acontecerá no período de 28/04 a 1º/05. Como nos anos anteriores, o evento será uma organização de parceiros como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio do Parque Estadual do Cantão, Instituto Araguaia de Proteção Ambiental e a Prefeitura Municipal de Caseara. Levar o maior número de participantes e visitantes é a meta da organização do Festival.

“O evento deste porte, além de incentivar o esporte, também tem como objetivo atrair turistas para Caseara, no sentido de gerar renda para a cidade, além de levar os visitantes a conhecerem o potencial turístico e as belezas cênicas daquela região”, argumentou o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Castro, completando ainda, “O Naturatins vai colaborar com as atividades, porque entende que este é um momento de divulgar e conscientizar os turistas sobre o meio ambiente” adiantou.

Segundo o pesquisador George Georgiadis a programação do Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão, terá atividades esportivas nas modalidades individual e dupla, nas categorias feminina e masculina. Ele destaca que o evento já é uma tradição muito disputada na região. Há informações de que canoistas de outros também virão competir.

“Na área cultural haverá duas apresentações de balé, uma delas de um grupo de bailarinos profissionais voluntários do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. E a outra, será montada por este grupo, que irá realizar um espetáculo com crianças de Caseara, com o tema Rio Araguaia e Cantão. Teremos também apresentação da orquestra e coral da UFT, quando teremos uma orquestra clássica, uma atividade rara em uma cidade do interior”, ressaltou.

A programação do Festival contará também com visitas ao ecossistema da unidade de conservação e passeios de canoas tradicionais maiores, quando os visitantes poderão conhecer a floresta inundada e locais com a presença das ciganas (aves) e dos botos. Também haverá palestras com temas ecológicos, além de pequenos eventos associados ao Festival.

Para Adailton Glória, supervisor do Parque, o Festival de Canoagem contribuí de forma positiva, principalmente por conta da publicidade dada ao evento pelos meios de comunicação e pelos parceiros. “Temos também um forte apoio do Instituto Araguaia e da Prefeitura de caseara. E um aspecto muito importante é a valorização dos canoeiros tradicionais, que são as pessoas que usam as canoas de madeira pelos rios da região. Isso é um fator de aproximação da população da cidade com as suas origens. O Festival movimenta a economia porque os hotéis têm as reservas esgotadas, todos ganham os prestadores de serviços e os comerciantes”, considerou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reunião

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e hospital da Capital

Reunião ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira