Monday, 15 de July de 2019

ESPORTE


Jogos da Integração Escolar

Iniciada primeira etapa dos Jogos Municipais da Integração Escolar

27 Apr 2018    13:02
Iniciada primeira etapa dos Jogos Municipais da Integração Escolar Cerca de quatro mil alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação participam dos jogos. Simultaneamente, eles recebem o projeto Valores do Esporte, desenvolvido junto ao curso de educação física do Unitpac

Cerca de quatro mil alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação estão disputando a primeira etapa dos Jogos da Integração Escolar, em interclasse, nas 35 escolas municipais da zona urbana. Os jogos de futsal e queimada começaram na última semana e terminam nesta sexta-feira, 27. As finais das modalidades estão previstas para o período de 15 a 18 de maio.

Esta é a 5ª edição dos jogos, realizados com o objetivo de desenvolver o intercâmbio esportivo e recreativo entre escolas municipais, envolvendo professores, pais e a comunidade escolar. Os jogos enfatizam o caráter educativo, resultante das atividades desenvolvidas na comunidade escolar, valorizando a cultura corporal de movimento.

Ao longo do ano, mais modalidades serão disputadas e terão suas respectivas finais. Em agosto, o atletismo terá salto em distância, corrida, arremesso de peso e cabo de guerra. Já em novembro, os jogos são de handball, basquete e vôlei. Com exceção do futsal, todas as modalidades têm categoria feminina, masculina e mista.

“Os interclasse servem para que os professores selecionem os alunos que vão participar dos Jogos da Integração Escolar. Levando em consideração critérios de inclusão, como participação acadêmica, comportamento e habilidade”, explica o supervisor de Educação Física da Secretaria de Educação, Hugo Martins Teixeira.

Extensão universitária

Simultaneamente aos jogos interclasse, 13 escolas recebem o projeto Valores do Esporte, desenvolvido em parceria com o curso de educação física do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac).

Por meio do projeto, os acadêmicos realizam palestras junto aos alunos sobre cooperação, respeito as regras, motivação, fair play, ética, generosidade e espirito de equipe. O trabalho faz parte do estágio supervisionado e orientado por Hugo Teixeira, que também é professor do instituto.

“Cada grupo de universitários ficou aberto para negociar com o professor a forma de conversa com alunos. Algumas tiveram palestras em sala de aula, outras receberam roda de conversa na quadra ou apresentações com vídeos e slides, sempre dinamizando o conteúdo para manter a atenção e passar o ensinamento”.

Além das palestras, os universitários ajudaram na arbitragem dos jogos. O estudante de educação física Diego Soares, 22 anos, participou das atividades da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, no setor Vila Azul. Para ele, o estágio é importante para ganhar experiência e contribuir com a educação das crianças. “É bastante gratificante estar junto com essas crianças. Ensinando sobre regras e trabalho em equipe”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira