Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESPORTE


IGM

Instituto Gabriel Medina conta com fisioterapeuta como reforço da promoção da saúde aos atletas

04 Jan 2018

A promoção da saúde de seus atletas sempre foi uma das prioridades no Instituto Gabriel Medina (IGM). O grupo multidisciplinar de saúde ganhou um importante reforço com o fisioterapeuta Junior Flueti, fazendo um trabalho preventivo, evitando lesões mais comuns e acidentais no surf e cotidiano dos atletas. "O trabalho consiste em um acompanhamento específico aos atletas, com a visão da fisioterapia manipulativa e da correção biomecânica para que todos possam chegar ao ápice de sua capacidade física e atingir os melhores resultados nos treinos e campeonatos", explica o profissional.

Com grande vivência no esporte, Júnior tem a vantagem de surfar e, portanto, conhecer bem a modalidade. Em seu trabalho já atuou como fisioterapeuta do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Arena ROA (ginástica olímpica) e atende esportistas de skate, triathlon, jiu jitsu, motovelocidade, futebol entre outros. Entre os pacientes de sua clínica Fisio Pelo Mundo estão Cássio, goleiro do Corinthians, os irmãos surfistas Miguel e Samuel Pupo, o piloto Gustavo Gil e até o modelo e surfista Paulo Zulu.

"Sou praticante de surf e sempre estudei como base na minha prática sobre como a fisioterapia poderia ajudar e completar os treinos de um surfista", conta. "Comecei a aplicar em mim mesmo e tudo foi se explicando melhor. Quando tratamos de atletas que praticam o esporte que nós também praticamos, tudo fica muito mais fácil e o resultado é bem maior e melhor", complementa.

Ele ressalta a importância da fisioterapia como "ferramenta" no desenvolvimento dos atletas de surf no mar. "A fisioterapia pode ajudar de inúmeras formas, desde uma melhora no movimento de remada, até na expansão pulmonar para maior absorção de oxigênio e melhor rendimento muscular e aeróbio", explica. "Se for associada a outras formas de trabalho muscular, o resultado no mar se torna mais rápido e a prevenção pode ser trabalhada mais precocemente, buscando um rendimento maior ainda", reforça.

Júnior também destaca a facilidade biomecânica gerada pela fisioterapia, que pode melhorar o movimento do corpo durante uma manobra e, com isso, buscar a sua perfeição. "O movimento do drop pode ser mais rápido quando a biomecânica está bem alinhada. A remada fica muito menos sofrida, pois o corpo está em maior conforto e alinhamento musculoesquelético, gastando menos energia para manter o corpo na posição desejada", afirma.

 No IGM, além de atender os atletas na área médica, colabora diretamente com outros profissionais, orientando exercícios na natação e também no aquecimento antes do surf, visando a prevenção de lesões. "O nosso maior objetivo é chegar na fase em que todos os atletas estejam trabalhando com a fisioterapia para prevenção", anuncia Júnior Flueti.

Vale lembrar que o IGM conta, desde o início do projeto com o experiente médico do esporte, Marcelo Baboghluian, do Instituto Marazul, e parceria com o Instituto Horliana, para a saúde bucal dos participantes. Os atletas fazem exames, têm atendimento médico periódicos e atendimento odontológico, visando a saúde e bem-estar relacionados ao alto-rendimento.

Localizado na praia de Maresias, em São Sebastião, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança, o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro deste ano e logo no dia seguinte, os atletas convidados já estavam na sede do projeto, iniciando os treinos. O Instituto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf a mesma estrutura de preparação física e técnica do ídolo do surf, acrescentada de aulas de inglês, em parceria com a Wizard, e tecnologia, com a Microsoft. Os atletas treinam no contra turno da escola e também ganham uniformes, alimentação e apoio nos campeonatos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

135

PARABÉNS!
PARABÉNS!

120

BOM
BOM

72

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

22

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

16

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

13

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Operação PF

PF investiga organização criminosa responsável por fraudes bancárias pela internet

Mais de 54 policiais federais cumprem 23 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína

Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.



Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira