Monday, 22 de October de 2018

ESPORTE


JMPI

No Canadá, prefeito Carlos Amastha marca presença no II Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

05 Jul 2017

O prefeito Carlos Amastha participa dos II Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Win Games - 2017), que acontecem este ano em Edmonton, no Canadá, desde o último sábado, 30 de junho, e prosseguem até o dia 9 de julho. A segunda edição dos jogos deve reunir cinco mil participantes, cerca de dois mil voluntários e 14 modalidades esportivas, segundo a organização do evento. Os jogos são celebrados como apoio às atividades culturais e esportivas dos povos indígenas e encorajam acesso igualitário de comunidades com envolvimento social, cultural e espiritual das comunidades representadas.

"Espero que tenhamos belíssimos jogos e que todos vocês sejam parabenizados com certeza de que estamos novamente fazendo história. Espero que no futuro haja mais jogos honrando nossas raízes", disse o prefeito Carlos Amastha, lembrando o legado representativo que Palmas adquiriu ao sediar em 2015 os Primeiros Jogos dos Povos Indígenas.

Amastha ressaltou que o pioneirismo de Palmas é lembrado no Canadá por membros de várias representações que citaram a experiência dos Primeiros Jogos dos Povos Indígenas (JMPI) e elogiaram a organização e recepção que Palmas garantiu às delegações participantes.
 
A competição teve o objetivo de promover a união dos indígenas e cultivar oportunidades de desenvolvimento físico, cultural e social dos povos ali representados. Os jogos em Palmas contaram com povos de 24 nações e quase dois mil atletas.
 
Crescimento econômico
 
Além de registrar sua vocação para valorização de origens étnicas, sediar os JMPI permitiu a Palmas a oportunidade de dar visibilidade para as suas potencialidades como destino turístico. Mais de 140 mil pessoas foram registradas assistindo aos jogos e mais de R$ 20 milhões circularam na Capital durante os nove dias de evento, valor contabilizado por rede hoteleira, bares, restaurantes, entre outros segmentos.
 
A rede de hotelaria da cidade conseguiu ocupação de 99,5% da oferta de leitos de hotelaria da cidade, além das ocupações por Airbnb (119 hospedagens), segundo levantamento da Agência Municipal de Turismo (Agtur). Escolas municipais também hospedaram indígenas (700 pessoas). Na Ocara, estrutura construída para receber os atletas, mais mil indígenas de etnias nacionais foram recebidos. Grande parte dos voluntários ficou hospedada em casas de amigos e familiares residentes na cidade.
 
Os jogos em Palmas contaram com povos de 24 países e quase dois mil atletas.⁠⁠⁠⁠

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

21

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

14

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

Ministra rebate Eduardo Bolsonaro e diz que instituições são sólidas

No vídeo que circulou nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro está em uma sala de aula e diz que “para fechar o STF nem precisa mandar um jeep, basta mandar um cabo e um soldado”.

Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.



Serviço

Saúde e Medicina 4.0

O que podemos observar em nossa era contemporânea é a modernização em todas as áreas com os avanços tecnológicos, e nesta premissa surgem os novos métodos de aprendizado com o auxílio da Tecnologia da Informação.


Eleições 2018

Jair Bolsonaro diz que não existe ameaça de fechar Supremo e fala em desconhecer declarações do filho

"Não existe isso de crítica e fechar STF. Se alguém falou em fechar o STF, tem que consultar o psiquiatra", afirmou. "Eu desconheço, duvido. Alguém tirou de contexto".


Beleza

Musa do Brasileirão, Bianca Leão conta como perdeu barriga depois de gravidez

Ela conclui contando que parou de comprar muita besteira para dentro de casa


Brasil

Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT


Ocorrência

Suspeito de aplicar vários golpes é preso pela Polícia Civil em Guaraí


Estado

BRK Ambiental apresenta programa de estágios e ensina consumo consciente para universitários em evento em Gurupi


Educação Superior

Equilíbrio financeiro e busca pela melhoria da qualidade de ensino marcam primeiros seis meses da atual gestão da Unitins


Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira