Sunday, 25 de August de 2019

ESPORTE


Política

PR pede para MP Eleitoral denunciar Mauro Carlesse por falsidade ideológica, crime contra ordem financeira e lavagem de dinheiro

28 Jun 2018    16:00

O PR (Partido da República) protocolou, nesta terça-feira, 26 de junho, uma notícia crime no MPF (Ministério Público Federal) contra o governador interino eleito para mandato suplementar Mauro Carlesse. A notícia crime pede para a Procuradoria da República, que em eleição estadual faz o papel de Ministério Público Eleitoral, denunciar Carlesse por falsidade ideológica para fins eleitorais, crime contra ordem financeira e lavagem de dinheiro. Caso o MPE faça denúncia e ela seja e considera procedente, Carlesse pode ser cassado e condenado criminalmente.

A notícia crime é baseada nas declarações de bens de Carlesse à Justiça Eleitoral em 2012, 2014 e 2018, bem como na reportagem da revista “Isto É” intitulada “O laranjal do governador do Tocantins” (https://istoe.com.br/o-laranjal-do-governador-de-tocantins/), publicada no dia 21 de junho. A reportagem, baseada em ação de divórcio de Carlesse, aponta que governador interino esconde patrimônio de mais de R$ 100 milhões através de um grande uso de parentes e amigos como laranjas.

“O certo, eminente Procurador Eleitoral e da República, que caso a afirmação veiculada pela revista Isto É seja verdadeira, pode o deputado estadual ter cometido, pois a cifra de R$ 100 milhões destoa e muito da declarada à Justiça Eleitoral, ao menos em tese, o crime previsto no art. 350 do Código Eleitoral”, destaca o documento, ao ressaltar que o artigo proíbe a omissão ou a declaração falsa para fins eleitorais.

A notícia crime também detalha os possíveis outros crimes que teriam sido cometidos por Carlesse.

 

Análise

Quem vai analisar o pedido de investigação e posterior denúncia contra Carlesse do PR é o procurador da República Álvaro Manzano. Em parecer em uma (Ação de investigação Judicial Eleitoral) também movida pelo PR contra Carlesse, Manzano opinou pelo afastamento do governador interino, que é acusado de desobedecer decisões judiciais e usar a máquina pública para se eleger.


COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira