Friday, 18 de October de 2019

ESPORTE


CT Vagner Gaúcho

Prática de Artes Marciais garante autodefesa, promove saúde e melhora autoestima

23 Jul 2019    17:18    alterado em 23/07 às 17:18
Prática de Artes Marciais garante autodefesa, promove saúde e melhora autoestima

As artes marciais são reconhecidas como importantes aliadas no processo de desenvolvimento pessoal, pois colaboram para potencializar a vida cotidiana de seus praticantes, seja como estratégia para garantir a autodefesa, seja como esporte profissional (em suas diferentes nuances e modalidades), ou mesmo para promover a saúde e a autoestima.

Apesar de parecerem atividades de contato brutas, sua execução na academia é feita com professores com bastante conhecimento da técnica e que costumam explorar os objetivos e limites de cada aluno. Neste sentido, é cada vez maior o interesse das pessoas pelo estilo de vida proporcionado pelas artes marciais. E, o mais interessante, homens e mulheres de diferentes idades podem se beneficiar da prática.

Um exemplo é a crescente adesão de interessados em estilos como o Muay Thai, Jiu Jitsu e MMA (Artes Marciais Mistas). Em Palmas, o Centro de Treinamento Vagner Gaúcho – coordenado pelo prof. Vagner dos Santos – reflete bem este cenário. Aberto recentemente na 103 Norte, conta com um público interessado em se desenvolver nas diferentes modalidades, seja para fins esportivos, seja para promoção da saúde.

Durante a rotina de treinos, o prof. Vagner Gaúcho oferece uma sequência que começa por uma bateria de exercícios funcionais que fortalecem o sistema respiratório, circulatório e a resistência física. Além disso, garante que vários grupos musculares sejam trabalhados simultaneamente, o que proporciona o aumento da força física, bem como proporciona que o praticante entre ou mantenha-se em forma.

Vagner Gaúcho com Amauri Bitetti, melhor do mundo em jiu-jítsu em 1996 e 1997 e ex lutador do UFC

Vagner Gaúcho, apesar da pouca idade, tem uma ampla experiência em artes marciais e já é Grau Vermelho e Branco (professor em treinamento) no sistema de graduação adotado pela Associação Budokukai de Artes Marciais que é o mesmo adotado pela CBMTT - Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional, e também coleciona uma série de vitórias na carreira, dentre elas: campeão da 3ª. edição do LA Esportes do Pará; campeão da 8ª edição do Sport Nocaut MMA – Pará; campeão do Fire Fight - edição Palmas; além de campeão Estadual de Jiu Jitsu e Campeão Estadual de Boxe em 2017.

Jovem e visando uma série de competições pela frente, numa trajetória em franca expansão, Vagner Gaúcho compartilha sua expertise com os alunos interessados em se desenvolver, sempre levando em conta as peculiaridades e objetivos de cada um deles.

Mais benefícios das artes marciais
Além dos benefícios já relatados, o treino/aperfeiçoamento constante em artes maciais proporciona aos alunos o alívio do estresse provocado pela rotina de trabalho, melhora a coordenação motora, aumenta os níveis de Dopamina e Endorfina (os hormônios do bem-estar), aumenta a capacidade de reflexo e de autocontrole, a possibilidade de se defender de agressões, amplia a capacidade de agir com ética e compromisso social. No mais, proporciona a perda de peso (aliado a um processo adequado de alimentação), melhora o sono, pode manter o controle da pressão arterial, além de garantir que o aluno trabalhe aspectos como a socialização e a desenvoltura física. (Por Sonielson Sousa)

CT Vagner Gaúcho
Onde: 103 Norte, Av. LO-02, lote 37, sala 01 (em frente ao Procon)
Dias: De segunda a sexta
Modalidades: Muay Thai, MMA e Jiu Jitsu
Horários:     07h às 08h
                     17h às 18h
                     18h30 às 19h30
                     19h30 às 20h30
                     22h30 às 23h30
Contato: 63 9.8134-3612 ou 9.8404-0499

Vagner Gaúcho com Jos R Mendonça: 3 vezes campeão mundial de Muay Thai e Campeão do Rajadamner em 2013


Entrevista com o professor Vagner Gaúcho
O que o fez entrar para o universo das artes marciais?
Sonho de ser lutador profissional, de ser contratado pelo UFC ou Bellator MMA (Organizações de artes marciais mistas) localizadas nos Estados Unidos.

Você acredita que nosso país seria diferente, politicamente falando, se mais pessoas aderissem às artes marciais?
Com certeza. As pessoas adoeceriam menos, descongestionando os postos de atendimento hospitalar, teriam mais autocontrole de suas emoções evitando situações de conflito, teriam menos tempo para as redes sociais (risos), dormiriam melhor e acordariam mais dispostos para o trabalho, teriam mais concentração e foco para produzir melhor.
Sem falar dos jovens que deixariam de se envolver com atividades ilícitas, teriam mais disciplina, mais responsabilidade, respeitariam mais as pessoas e tudo isso refletiria na sociedade em geral, contribuindo para um mundo melhor.


Seu centro de treinamentos oferece aulas de Muay Thai, Jiu Jitsu e MMA. Brevemente, quais as habilidades que diferenciam estas práticas?
Muay thai é uma arte marcial que utiliza técnicas de defesa e ataque em pé, o Jiu Jitsu utiliza técnicas de finalização do adversário no chão, chamado de arte suave. Já o MMA é a mistura das artes marciais, o atleta utiliza a técnica que lhe apresentar mais favorável no momento para finalizar o oponente, seja em pé ou no chão.


E para quem quer treinar visando um futuro de graduação, vocês são associados a uma federação? Como ocorre este processo?
O CT Vagner Gaúcho é filiado à Associação Budokukai de Artes Marciais a qual é representante legal no Tocantins da WKA BRASIL (Confederação Brasileira de Cultura e Artes Marciais). Assim, as graduações serão realizadas com a autorização da associação a qual o CT é filiado. Entretanto, devido ao pouco tempo de funcionamento do Centro de Treinamento, as graduações somente ocorrerão a partir do segundo semestre de 2020.

Segue Abaixo Quadro de Graduação do CT Vagner Gaúcho!
 Imagem

Há muitas competições na região?
Infelizmente na região norte não há muito incentivo nas artes marciais. No estado do Pará surgem, com mais frequência, eventos voltados para a área, mas mesmo por lá o ano de 2019 foi bastante fraco. Contudo na região sul e sudeste o volume de competições por ano é bem maior, o que ajuda o atleta se testar em campo de batalha, evoluir e ter mais visibilidade para possíveis contratos em Eventos profissionais.

Muitas mulheres se interessam pelas artes marciais? Quais os benefícios, especialmente para elas?
Os centros de treinamentos estão cada vez mais cheios de mulheres, de todas as idades e profissões. Os principais motivos que levam cada vez mais as mulheres a procurarem atividades relacionadas às artes marciais são o condicionamento físico, a defesa pessoal, modelar o corpo e principalmente a estruturação de uma personalidade sadia, visto que a prática possibilita o extravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo, focalizando-o positivamente já que a vida da mulher nos tempos atuais, marcada por pressão de todos os lados, seja do trabalho, da escola, dos filhos, da sociedade, dela mesmo, nada melhor que extravasar essa tensão nos treinos de artes marciais. Outro motivo bastante comentado nas aulas é a diversificação de atividades, o que não deixa as aulas chatas, todo dia é um treino diferente, além do contato com as pessoas, deixando as aulas divertidas e gerando um círculo de amizade por aqueles que acabam se apaixonando pela arte marcial que pratica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Praia Limpa

Operação Praia Limpa retira quase 12 toneladas de lixo nos rios Araguaia e do Coco

Dois caminhões carregados de lixo recolhido e 10 responsáveis por acampamentos foram identificados e serão notificados para retirada das estruturas das praias


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira