Sunday, 25 de August de 2019

ESPORTE


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

18 Jul 2019    12:59
Divulgação Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

O governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, apresentou na noite desta quarta-feira, 17, ações de fomento e turismo aos artesãos e moradores do distrito de Taquaruçu, a 30 Km do centro de Palmas. 

No evento, foram apresentados a Certidão Nacional de Artesão, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e oficinas de artesanato que serão ministradas no Centro de Convivência do Artesão. 

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito. Taquaruçu é referência pelos atrativos que possui", destacou o governador em exercício que complementou ainda que existem R$ 10 milhões para fomentar a economia dos pequenos produtores e outras vertentes. “Iremos discutir projetos importantes para fomentar a economia local e da região. Temos uma taxa de juros de 1% ao mês e podemos discutir a diminuição dessa taxa para 0,5%”, ponderou Wanderlei Barbosa.

Cadastur

A coordenadora do Cadastur Regional, Mayna Miranda, também esteve no evento e falou um pouco sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. “O cadastro é obrigatório desde 2008 e possibilita o cadastro de 15 atividades, sendo sete obrigatórias e oito opcionais. Tem validade de cinco anos para guias de turismo e de dois anos para demais atividades como agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, camping, parques temáticos, transportadoras turísticas e acampamentos”, afirmou Mayna.  

Certidão de Artesão

O gerente de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Álvaro Junior, explicou um pouco sobre a Carteira do Artesão. “A carteira é um documento que garante o reconhecimento do seu trabalho como artesão ou trabalhador manual”, afirmou.

Álvaro Junior também explicou que artesãos são aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira. Quem utiliza matérias industrializadas para construir produtos é considerado trabalhador manual.

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, elogiou e agradeceu o governo pela iniciativa de fomento ao turismo e artesanato local. “Esta noite para mim é um orgulho. Vamos ter novamente o Rally dos Sertões, tivemos o Bota Pra Correr, no Jalapão, temos voo direto de Palmas para Recife. O mais importante é gerar emprego e renda para nossa gente”, afirmou o presidente da Adetuc, Tom Lyra. 

Participaram do evento em Taquaruçu as deputadas estaduais Vanda Monteiro e Claudia Lelis; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa; comandante do Corpo de  Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva; comandante geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; presidente do  Ruraltins, Tiago Dourado; secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Reginaldo Messias; presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha; secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e o superintendente do Sebrae, Moises Gomes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira