Palmas, 12/12/2017

Estado

Piscicultura

Empres√°rios pedem apoio da Assembleia para o desenvolvimento da piscicultura no Estado

  • Eles pediram aos parlamentares apoio para agilizar a cria√ß√£o da til√°pia em tanque rede no Estado

Koro Rocha

Empres√°rios pedem apoio da Assembleia para o desenvolvimento da piscicultura no Estado



O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), acompanhado dos deputados Alan Barbiero (PSB) e Eduardo do Dertins (PPS), recebeu em seu gabinete no final da tarde desta segunda-feira, 11, empresários do setor de piscicultura e representantes da Embrapa Pesca e Aquicultura. Eles pediram aos parlamentares apoio para agilizar a criação da tilápia em tanque rede no Estado.

A produção desse peixe foi aprovada, em junho deste ano, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que estabeleceu prazo de 120 dias para regulamentar e normatizar a atividade. Entretanto, segundo eles, até o momento a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ainda não expediu o documento.

A demora estaria impedindo investimentos no setor. De acordo com o diretor executivo da Aquabel, Ricardo Neukirchner, sua empresa ‚Äď l√≠der nacional na produ√ß√£o de alevinos de til√°pia ‚Äď est√° aguardando apenas a publica√ß√£o do documento para iniciar a produ√ß√£o em grande escala no munic√≠pio de Brejinho de Nazar√©.

"Já está decidido: nossa empresa vai começar a operar aqui no Tocantins em 2018. Por isso, a gente veio apresentar o projeto para os deputados.
Foi uma excelente reunião, na qual ficou claro que a tilápia é uma ótima oportunidade de negócio para o Estado", disse o empresário, destacando que a criação desse peixe não vai prejudicar as espécies nativas.

Potencial

Os participantes da reuni√£o lembraram que o Estado tem hidrel√©tricas no curso do Rio Tocantins, cuja capacidade de suporte estimada pela Agencia Nacional das √Āguas (ANA) √© de 220 mil toneladas. Por√©m, era permitida somente a cria√ß√£o de peixes oriundos da bacia hidrogr√°fica.

Para a piscicultora e prefeita de Brejinho de Nazar√©, Miyuki Hyashida, os lagos das hidrel√©tricas do rio Tocantins t√™m ambiente perfeito para a produ√ß√£o de til√°pia, mas estava proibido em fun√ß√£o de resolu√ß√£o anterior do pr√≥prio Coema. Por outro lado, disse ela, os peixes nativos ainda n√£o disp√Ķem de pacote tecnol√≥gico comprovado para produ√ß√£o em tanques rede, necessitando de mais estudos para que o investidor tenha seguran√ßa para fazer investimentos nesse campo.

Apoio

Ao final da reuni√£o, os parlamentares garantiram que dar√£o todo o apoio √† demanda dos empres√°rios, e lembraram que a cadeia produtiva da piscicultura gera emprego e renda aos tocantinenses, al√©m de receita para o Estado. "No que depender desta Casa, faremos todo o poss√≠vel em prol do desenvolvimento desta e de outras atividades produtivas", disse Carlesse.

Rubens Gonçalves


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus