Friday, 19 de October de 2018

ESTADO


Dicas

“Sombra e água fresca”, esta é a dica para enfrentar o tempo seco

29 Jul 2008

Os especialistas são unânimes em orientar certos cuidados ao curtir esta época, especialmente devido ao tempo de exposição ao sol nas praias e clubes do Estado. A hidratação corporal e a reestruturação alimentar são prioridades que os nutricionistas nunca deixam de alertar. Nesta época do ano, não só o ambiente passa por modificações. Não é de espantar-se que nós, seres humanos, também passemos por mudanças fisiológicas que nos permitem uma adaptação a essa nova situação climática. É o que afirma a nutricionista Neyde Macedo, especialista em Saúde Coletiva e Metabolismo. “No verão, sofremos uma perda considerável de água e de nutrientes do corpo. Imaginemos, então, o nosso organismo comparado à foz de um rio que sofre com a evaporação da água nesta época”, pontua.

De acordo com a especialista, o ser humano gasta, em média, cerca de 2 litros de água por dia, podendo aumentar a perda, caso pratique exercícios físicos constantes ou se há exposição a baixas temperaturas sem a umidade necessária no ar.

Ao contrário do que se pensa, não são apenas os sucos, cremes e outras bebidas que hidratam o organismo. Existe água em todos os alimentos, sendo que, em alguns, as concentrações são bastante altas. “É muito importante, tanto para o adulto quanto para a criança, estabelecer uma dieta balanceada rica em vitaminas, carboidratos e bastante água”. Neyde orienta que, para uma boa hidratação, é necessário adicionar um copo de água para cada ingestão normal diária, ou seja, se uma pessoa toma normalmente oito copos de água por dia, nesta época o número de ingestões passa para 16.

Algumas frutas e verduras consumidas nesta época podem contribuir para a circulação de água no organismo, devido à existência de minerais e nutrientes saudáveis. Por exemplo, folhas como alface e o espinafre têm mais de 90% do seu peso dado pela água presente nos seus compartimentos celulares. Outras frutas, como a manga e a melancia, também chegam a ter mais de 90% do seu peso em água. Ao contrário dos alimentos industrializados, como as bolachas, que possuem, em sua maioria, apenas 4% de água. “Portanto nada de biscoitos nesta época”, aconselha a nutricionista ao relacionar os casos de pais que teimam em colocar na lancheira das crianças, alimentos secos, como “o famoso Skiny”, querido pela garotada. Ela alerta ainda para os cuidados que evitam a desidratação em crianças e adultos durante a noite. “Na hora de dormir, basta encher um recipiente de água ou humidificar uma toalha e coloca-los próximos à cama”.

 

10 dicas para curtir a temporada com saúde

O jornal O GIRASSOL, com a ajuda da especialista, preparou 10 dicas pra você curtir a temporada com saúde e sem preocupação. Confira:


01. Substituir alimentos secos e industrializados por frutas e alimentos que contenham água. “Principalmente para as crianças que são as que mais sofrem com a desidratação”

02. Manter locais fechados livres de poeira. Manter a casa limpa diminui a incidência de doenças ligadas ao sistema respiratório.

03. Alimentar-se em pequenas quantidades várias vezes ao dia. “Comer bem não significa comer muito. E, sim, se alimentar, periodicamente, a quantidade de que necessita o corpo durante o dia”.

04. No almoço e no jantar, devem constar refeições leves, que atuem mais rápido na digestão do organismo. “Nesse caso, evita-se o consumo de alimentos gordurosos e massas”.

05. Expor-se ao sol apenas no início da manhã (até as 10h) e/ou no fim da tarde (após as 16h).

06. Diminuir o fluxo de exercícios físicos. “Nesta época, é bom ficar em casa durante a semana e evitar caminhadas longas”.

07. Ingestão periódica de frutas e sucos naturais; principalmente pela manhã e tarde.

08. Conservar os alimentos, principalmente os vegetais e as carnes. Quanto à conservação, é importante que sejam mantidos refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios, já que as altas temperaturas podem acelerar sua degradação, além de favorecer a proliferação de bactérias e fungos.

09. Dê preferência aos alimentos pobres em gordura e prepare as refeições com pouco óleo e sem exceder nos temperos.

10. Uso diário de hidratante corporal e bronzeador com fator de proteção solar - este último se for tomar sol -, tanto em adultos quanto em crianças.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

71

PARABÉNS!
PARABÉNS!

65

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

65

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Educação

Professor do Tocantins vence Prêmio Professores do Brasil 2018

O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade ao trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

Recursos

Governador e bancada federal discutem prioridades para destinação de emendas

Mauro Carlesse garantiu que entre as prioridades para 2019, a primazia será para as áreas da educação, saúde e segurança pública



Sanidade

Tocantins se prepara para vacinação de rebanho contra febre aftosa a partir de 1º de novembro

Após a vacinação, o produtor tem até 10 dias para fazer a declaração em qualquer uma das 139 unidades da Adapec no Estado,


Tocantins

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população

Ação já atendeu cerca de 300 clientes atendidos e substituiu 900 lâmpadas comuns por LED


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas

A ação tem como objetivo a Verificação Anual Periódica, por meio dos instrumentos de medição e visa a concorrência leal no mercado, assegurando equipamentos aferidos que proporcionam as mesmas condições de trabalh


Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira