Tuesday, 22 de October de 2019

ESTADO


Cultura

A Barraca oferece oficina de percussão e teatro em Palmas

25 Aug 2014

A Barraca Cia Experimental de Artes - Projeto Cultura de Paz - abre neste sábado, 23, turma de percussão e confecção de instrumentos percussivo. As aulas serão ministradas pelo músico Marcio Bello, diretor do grupo Tambores do Tocantins, sempre aos sábados, das 8 ao meio-dia, na Escola Estadual Vale do Sol, na região Sul de em Palmas.

Além das aulas de percussão, a Barraca oferece também aulas de teatro, com o palhaço e ator Magno Alves, da dupla Batatinha e Cocada. As turmas de teatro são oferecidas, de segunda a sexta, das 8 às 11 horas, também na Escola Estadual Vale do Sol. As inscrições, para ambas as modalidades de curso, já estão abertas na coordenação do colégio no período da manhã ou pelo telefone 8426-4494.

As atividades são voltadas para alunos de 12 a 18 anos da região Sul da Capital. Os estudantes são selecionados pelos professores e coordenadores e a partir daí são convidados a participar das oficinas.

O projeto foi contemplado pelo edital de redes de ponto de cultura, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas (FCP).
 
Projeto
Através de dança, música e palestra em escolas públicas e intervenções nas faixas de pedestre, os alunos participantes do ponto de cultura levam a mensagem de preservação da vida e a importância do cuidado com o pedestre, tema deste ano da Campanha Nacional do Trânsito, aplicado como foco das atividades de educação no trânsito do ponto de cultura. Segundo a presidente da ONG, Magna Carneiro, o projeto tem por objetivo utilizar a arte-educação como instrumento social para a construção de uma cultura de paz no trânsito entre os adolescentes envolvidos para que, desta forma, eles se tornem multiplicadores.

Os adolescentes farão oficina de teatro, percussão, preparação corporal e haverá ainda palestras motivacionais em todo o período. As oficinas culminarão na montagem de um espetáculo de teatro com a temática educação para o trânsito.
 
Instituição
A Barraca Cia Experimental de Artes foi criada em 2002 e surgiu da necessidade de um grupo de artistas em fomentar a cultura de modo geral, mais precisamente a arte-educação voltadas para o atendimento a crianças, adolescentes e jovens com a temática da educação para o trânsito. O grupo é formado pelas atrizes e arte-educadoras Magna Carneiro, Cleuda Milhomem, Poliana Alves, Leidiane Martins, e pela jornalista e cantora Cinthia Abreu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira