Thursday, 21 de February de 2019

ESTADO


Agricultura

A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

29 Jun 2018    13:22
SECOM/Adapec A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

A partir do dia 1º de julho, começa no Tocantins, o vazio sanitário da soja, que segue até o dia 30 de setembro. Neste período, os sojicultores estão proibidos de manter o plantio da oleaginosa em lavouras de sequeiro. Esta medida é fundamental para prevenir e controlar a ferrugem asiática, a principal praga que ataca a cultura da soja. Na safra 2017/2018 foram cadastradas junto à Adapec 1.492 propriedades.

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) é o órgão responsável pelo monitoramento e fiscalização no campo para garantir que não haja plantas vivas durante o vazio sanitário. “A Adapec está com sua equipe técnica pronta para monitorar as propriedades durante o vazio sanitário, porque nosso objetivo maior é garantir o controle da ferrugem asiática, fazendo com que as culturas de sojas tenham bons rendimentos e o Tocantins continue sendo um grande produtor desta cultivar”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

“No período do vazio sanitário todas as plantas de soja voluntárias ou não, deverão ser eliminadas por meio de controle químico ou mecânico, sendo este processo de eliminação de responsabilidade do proprietário ou ocupante da área”, destacou o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira. Ele acrescentou ainda, que conforme a legislação, o produtor que for notificado pela Adapec, por manter a plantação de soja ou que não exterminar as plantas voluntárias estará sujeito a sanções previstas em lei.

Conforme a legislação, fica autorizado o cultivo de soja para produção de semente durante o vazio sanitário, apenas nas várzeas tropicais, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Formoso do Araguaia e Guaraí.

Ferrugem Asiática da Soja

 

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo (Phakopsora pachyrhizi). Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da doença.


COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira