Tuesday, 11 de December de 2018

ESTADO


Agricultura

A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

29 Jun 2018    13:22
SECOM/Adapec A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

A partir do dia 1º de julho, começa no Tocantins, o vazio sanitário da soja, que segue até o dia 30 de setembro. Neste período, os sojicultores estão proibidos de manter o plantio da oleaginosa em lavouras de sequeiro. Esta medida é fundamental para prevenir e controlar a ferrugem asiática, a principal praga que ataca a cultura da soja. Na safra 2017/2018 foram cadastradas junto à Adapec 1.492 propriedades.

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) é o órgão responsável pelo monitoramento e fiscalização no campo para garantir que não haja plantas vivas durante o vazio sanitário. “A Adapec está com sua equipe técnica pronta para monitorar as propriedades durante o vazio sanitário, porque nosso objetivo maior é garantir o controle da ferrugem asiática, fazendo com que as culturas de sojas tenham bons rendimentos e o Tocantins continue sendo um grande produtor desta cultivar”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

“No período do vazio sanitário todas as plantas de soja voluntárias ou não, deverão ser eliminadas por meio de controle químico ou mecânico, sendo este processo de eliminação de responsabilidade do proprietário ou ocupante da área”, destacou o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira. Ele acrescentou ainda, que conforme a legislação, o produtor que for notificado pela Adapec, por manter a plantação de soja ou que não exterminar as plantas voluntárias estará sujeito a sanções previstas em lei.

Conforme a legislação, fica autorizado o cultivo de soja para produção de semente durante o vazio sanitário, apenas nas várzeas tropicais, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Formoso do Araguaia e Guaraí.

Ferrugem Asiática da Soja

 

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo (Phakopsora pachyrhizi). Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da doença.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

32

BOM
BOM

31

AMEI!
AMEI!

27

KKKK
KKKK

24

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

22

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

26

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Vazio sanitário soja plantas campo Adapec

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira