Thursday, 18 de October de 2018

ESTADO


Vaquejada

Adapec e Associação discutem calendário de vaquejada no Tocantins para 2018

07 Dec 2017

Dinalva Martins-Governo do Tocantins, 6 de dezembro de 2017

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, recebeu na tarde de terça-feira, 5, representantes da Associação Tocantinense de Vaquejada que solicitaram a possibilidade da autorização para realização do evento em municípios que ainda passam por saneamento em decorrência dos focos de Mormo, doença infectocontagiosa, como é o caso de Formoso do Araguaia, Palmas e Sandolândia. A reunião resultou na possível revisão da Portaria nº 289, que suspende quaisquer aglomerações de equídeos nos municípios citados, uma vez que os eventos serão fechados, cadastrados e fiscalizados.

A Associação informou que enviará a Adapec o calendário de 2018, que já tem previsto a realização de 15 etapas do evento em diversos municípios. "Sabemos que a vaquejada tem grande importância cultural e econômica para todo o Estado, por isso, revisaremos a situação, pois a Associação se comprometeu a seguir as exigências conforme a legislação, que impõe ainda a apresentação de exames específicos para os animais, com isso, a condição sanitária dos animais é preservada dando mais segurança aos participantes", ressaltou Humberto Ca melo. Entretanto, é importante lembrar que nos municípios onde houver determinação judicial prevalecerá as disposições daquele juízo.   

De acordo com a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Regina Barbosa, com o calendário em mãos as equipes serão agendadas para fiscalizarem a entrada e saída de animais, pois é obrigatória a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), exames negativos e atualizados de Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE), além da comprovação de vacinação contra Influenza. "O evento fechado possibilita uma fiscalização eficaz e um controle rígido que dá mais proteção aos animais, para evitarmos a disseminação de doenças", disse.

Dados

Tocantins registrou em 2016, 16 novos casos de Mormo. Mas, este ano, até o momento, foi somente sete registros, o que comprova que as medidas de contenção da doença estão evitando o surgimento de novos casos.

Mormo

O Mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

Já o ser humano, normalmente é infectado pelo contato com animais doentes, os principais sintomas são febre, com pústulas cutâneas, edema de septo nasal, pneumonia e abscessos e, diversas partes do corpo. É uma zoonose de difícil tratamento, quase sempre fatal.

Em animais, não há vacina e nem tratamento eficaz para o mormo, o único método previsto na Instrução Normativa nº 24 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é o sacrifício do animal positivo. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

21

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira