Saturday, 23 de February de 2019

ESTADO


Agricultura

Agosto Verde: Unidades demonstrativas ensinarão na prática o que são tecnologias solidárias do campo

24 Jul 2018    19:09
ASCOM/Divulgação Agosto Verde: Unidades demonstrativas ensinarão na prática o que são tecnologias solidárias do campo Uma das unidades que serão visitadas fica no assentamento São João. Lá foram construídos dois tanques para criação de peixes

Acontece na próxima quarta-feira, 1º de agosto, o lançamento do Agosto Verde, mês em que a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), oferece programação variada voltada à discussão e à apresentação das técnicas e conceitos que, agregados ao agronegócio e à agricultura familiar, podem favorecer o homem do campo na Capital.

 

A abertura do Agosto Verde está programada para o dia 1º de agosto, às 8h30, na sede da Seder, localizada na Quadra ASR-SE 125, esquina entre a Avenida NS-10 e LO-27. Este ano o Agosto Verde abordará o conceito de Tecnologia Solidária através de Unidades Demonstrativas (UDs). Uma das unidades que serão visitadas fica no assentamento São João. Lá foram construídos dois tanques de alvenaria de adobe para criação de peixes.

 

A medida mínima sugerida é de 4 metros por 80 centímetros para 10 mil metros cúbicos de água, o que garante a criação de meia tonelada de peixe por ano. “Considerando um consumo médio de 7,5 kg de peixe per capita ao ano, isso vai garantir a segurança alimentar de proteína para uma família de quatro pessoas na propriedade, gerar excedente para comercialização com uma renda média de R$ 4 mil por mês”, mensura o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium.

 

Segundo o secretário, a tecnologia empregada neste projeto tem baixo custo.  “A água do tanque, quando trocada, pode substituir ainda o adubo mineral que seria empregado na horta porque se trata de uma água rica em nitrogênio fósforo e potássio. Esse tipo de tecnologia, além de dar um upgrade na propriedade, beneficia outras atividades produtivas e ainda pode ser empregada através de mutirão de produtores formando toda uma cadeia solidária”, detalhou Sahium.

 

Ver para Crer

 

Esse é apenas um dos exemplos que serão demonstrados a produtores rurais e lideranças do campo, em Palmas, sobre tecnologia solidária durante o Agosto Verde. Segundo o secretário Roberto Sahium, estes exemplos serão ensinados com base na premissa do conceito de “Ver para Crer” durante o Agosto Verde para garantir que a demonstração de exemplos práticos e o trabalho de multiplicadores das comunidades rurais garantam o acesso compartilhado de tecnologias baratas e de fácil aplicação para capacitação do homem do campo.

 

O Agosto Verde conta com parcerias da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação do Meio Ambiente (FMA), do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Zoofértil, Avifran, Atacadão da Ração, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira