Agricultura
05 Jul 2018
17:36
alterado em 05/07 às 17:36
SECOM
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) leva propostas de produção sustentável para a 5ª Festa da Rapadura, que ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 6 e 7, na Associação Comunitária do Povoado do Prata, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão. A festa teve início no ano de 2014 e, a cada edição, reúne representantes das comunidades quilombolas da região e conta com diversas atividades e apresentações artísticas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar a produção sustentável, cultura e tradições regionais.
Dentro da proposta do tema da festa deste ano está o Ecoturismo de Base Comunitária, Geração de Renda Sustentável. A diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Francisca Marta Barbosa, e o engenheiro Agrônomo da Seagro, Antônio Cássio Oliveira Filho ministram as palestras: Agroecologia e Sistemas Florestais e A Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar, respectivamente.
Na palestra Agroecologia e Sistemas Florestais, serão abordadas as propostas de produção agroecológica, enfocando os princípios básicos da prática produtiva, com o propósito de assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente; e ainda, a produção agroflorestal, buscando o cultivo agrícola consorciado com plantações de árvores frutíferas ou florestas e/ou animais.
Para a diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Francisca Marta, uma das propostas para a comunidade é a produção no sistema agroflorestal que contemple frutíferas consorciadas à cana de açúcar e ao baru no sistema sustentável. “A intenção também é propor uma forma de gerar renda na comunidade, oferecer produtos alimentícios e artesanatos aos turistas, possibilitando a geração de renda na comunidade”, ressaltou.
Na programação, constam também palestras sobre Turismo de Base Comunitária e Geração de Renda para a Comunidade e A Importância da Produção Local de Alimentos.
Durante o evento, os visitantes podem conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Como parte da programação da festa, também são realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais.
No local, também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.