Tuesday, 19 de February de 2019

ESTADO


Agricultura

Agricultura leva propostas de produção sustentável para festa da rapadura em São Félix

05 Jul 2018    17:36    alterado em 05/07 às 17:36
SECOM Agricultura leva propostas de produção sustentável para festa da rapadura em São Félix

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) leva propostas de produção sustentável para a 5ª Festa da Rapadura, que ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 6 e 7, na Associação Comunitária do Povoado do Prata, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão. A festa teve início no ano de 2014 e, a cada edição, reúne representantes das comunidades quilombolas da região e conta com diversas atividades e apresentações artísticas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar a produção sustentável, cultura e tradições regionais.

Dentro da proposta do tema da festa deste ano está o Ecoturismo de Base Comunitária, Geração de Renda Sustentável. A diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Francisca Marta Barbosa, e o engenheiro Agrônomo da Seagro, Antônio Cássio Oliveira Filho ministram as palestras: Agroecologia e Sistemas Florestais e A Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar, respectivamente.

Na palestra Agroecologia e Sistemas Florestais, serão abordadas as propostas de produção agroecológica, enfocando os princípios básicos da prática produtiva, com o propósito de assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente; e ainda, a produção agroflorestal, buscando o cultivo agrícola consorciado com plantações de árvores frutíferas ou florestas e/ou animais.

Para a diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Francisca Marta, uma das propostas para a comunidade é a produção no sistema agroflorestal que contemple frutíferas consorciadas à cana de açúcar e ao baru no sistema sustentável. “A intenção também é propor uma forma de gerar renda na comunidade, oferecer produtos alimentícios e artesanatos aos turistas, possibilitando a geração de renda na comunidade”, ressaltou.

Na programação, constam também palestras sobre Turismo de Base Comunitária e Geração de Renda para a Comunidade e A Importância da Produção Local de Alimentos.

Durante o evento, os visitantes podem conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Como parte da programação da festa, também são realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais.

No local, também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.


COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira