Tuesday, 11 de December de 2018

ESTADO


Agricultura

Agricultura leva propostas de produção sustentável para festa da rapadura em São Félix

05 Jul 2018    17:36    alterado em 05/07 às 17:36
SECOM Agricultura leva propostas de produção sustentável para festa da rapadura em São Félix

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) leva propostas de produção sustentável para a 5ª Festa da Rapadura, que ocorre nesta sexta-feira e no sábado, 6 e 7, na Associação Comunitária do Povoado do Prata, em São Félix do Tocantins, região do Jalapão. A festa teve início no ano de 2014 e, a cada edição, reúne representantes das comunidades quilombolas da região e conta com diversas atividades e apresentações artísticas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar a produção sustentável, cultura e tradições regionais.

Dentro da proposta do tema da festa deste ano está o Ecoturismo de Base Comunitária, Geração de Renda Sustentável. A diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro, Francisca Marta Barbosa, e o engenheiro Agrônomo da Seagro, Antônio Cássio Oliveira Filho ministram as palestras: Agroecologia e Sistemas Florestais e A Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar, respectivamente.

Na palestra Agroecologia e Sistemas Florestais, serão abordadas as propostas de produção agroecológica, enfocando os princípios básicos da prática produtiva, com o propósito de assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente; e ainda, a produção agroflorestal, buscando o cultivo agrícola consorciado com plantações de árvores frutíferas ou florestas e/ou animais.

Para a diretora de Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, Francisca Marta, uma das propostas para a comunidade é a produção no sistema agroflorestal que contemple frutíferas consorciadas à cana de açúcar e ao baru no sistema sustentável. “A intenção também é propor uma forma de gerar renda na comunidade, oferecer produtos alimentícios e artesanatos aos turistas, possibilitando a geração de renda na comunidade”, ressaltou.

Na programação, constam também palestras sobre Turismo de Base Comunitária e Geração de Renda para a Comunidade e A Importância da Produção Local de Alimentos.

Durante o evento, os visitantes podem conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Como parte da programação da festa, também são realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais.

No local, também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

42

PARABÉNS!
PARABÉNS!

38

BOM
BOM

30

AMEI!
AMEI!

34

KKKK
KKKK

26

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

30

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

São Félix rapadura agricultura

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira