Wednesday, 20 de February de 2019

ESTADO


Agricultura

Agricultura realiza 4º Encontro sobre tendências agroclimatológicas regional e estadual

05 Jul 2018    16:44    alterado em 05/07 às 17:04
Agricultura realiza 4º Encontro sobre tendências agroclimatológicas regional e estadual Com o tema “A Interação do clima do manejo e a Produtividade Agrícola”, o encontro será no auditório da Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas

Com objetivo de disponibilizar informações aos empresários e pequenos produtores rurais, que servirão como ferramentas de apoio nas tomadas de decisões das propriedades rurais, como também nas políticas públicas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza, dia 13 de setembro, o “4º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual”.

O tema será: “A Interação do clima do manejo e a Produtividade Agrícola”. O evento acontece das 7h30 às 12h40, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins (Campus I), Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

“O conhecimento da agrometeorologia é essencial para tomadas de decisão mais assertivas, o que representa eficiência e competitividade. A tomada de decisão com base nas condições meteorológicas tem objetivo de criar flexibilidade nos sistemas agrícolas, ou seja, avaliar quais as opções adequadas para cada caso, frente à grande variabilidade das condições climáticas atuais. Isso se dá tanto em termos de produtividade da cultura quanto da eficácia na realização das práticas agrícolas”, explica a gerente de agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho.

O encontro é uma realização em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa), Universidade do Tocantins (Unitins), Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Fazendão Agronegócio, Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa), OCB-SESCOOP, Frísia, Programa ABC, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MAPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Programação:

07h30            m                                Recepção e inscrição dos participantes

08h00m – 08h30m             Abertura Oficial

Palestras:

8:30h – 9h    - Atualização das Normas Climatológicas 1981 – 2010. Palestrante: Diretor Geral do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET de Brasília-DF, Dr. Francisco de Assis Diniz.

9h – 9:50h - O que esperar da estação chuvosa 2018/2019. Palestrante: Professor Doutor, Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa/MG, Marcos Heil Costa.

10:20h – 11: 10h - Importância do Clima e do Manejo Agrícola na Definição de Altas Produtividades – Estudos de Casos para a Cultura da Soja. Palestrante: Engenheiro Agrônomo e Professor de Agrometeorologia da ESALQ/USP-SP,Phd em Agrometeorologia,  Doutor Paulo Cesar Sentelhas

11: 10h – 12h - Clima e Energias Renováveis. Palestrante: Meteorologista e Pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT, Phd  em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin – USA, Doutor Luiz Carlos Baldicero Molion.

12h – 12: 20h Apresentação do Atlas Solarimétrico do Tocantins. Palestrante: Subsecretário da SEMARH de Palmas/TO, Rubens Pereira Brito.

Encerramento com Mesa Redonda composta pelos palestrantes e participantes do Encontro.

 

Serviço: Evento: 4º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimáticas.

Data: 13 de setembro, a partir das 07h30m.

Local: auditório da FACTO – Faculdade Católica do Tocantins (Campus I – Avenida Teotônio Segurado), em Palmas.

Inscrições (gratuitas): http://agrometeorologia.seagro.to.gov.br/inscricao/

Data: 13 Setembro/2018.

Horário: 07h30m às 12h40m.


COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma

Previdência terá alíquotas progressivas de contribuição

De acordo com proposta, quem ganha mais contribuirá mais

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira