Sunday, 16 de June de 2019

ESTADO


Sebrae

Artesãs do Tocantins recebem consultoria para criação de coleção de capim dourado

16 Jul 2009

Desde o dia 09 de julho está reunida no município de Ponte Alta do Tocantins, distante de Palmas 170 km, uma equipe de profissionais (artistas plásticos, decoradores, designers e analistas do Sebrae) e cerca de 50 artesãs para desenvolver uma nova coleção com o capim dourado.

Contratados pelo Sebrae Tocantins estes profissionais realizam uma consultoria tecnológica em design de produtos para artesãs da Associação de Artesãos de Ponte Alta com o objetivo de criar a coleção de produtos artesanais em capim dourado. Os consultores orientam as artesãs desde a confecção de novos produtos até o levantamento de custos para estabelecimento de preços de mercado.

Para a presidente da Associação, Gilbertina Aires Ribeiro, a competência do Sebrae agrega não só valores, mas também credibilidade à comunidade. “Já tivemos aqui vários projetos que foram, mas, este é diferente, pois a equipe do Sebrae trouxe fundamentação para o nosso trabalho e temos certeza dos bons resultados”, comentou a presidente.

Anteriormente, a instituição havia trabalhado com os artesãos por meio de cursos que ensinam o manejo do capim dourado, a época e forma da colheita, acondicionamento dos produtos, entre outros. E agora, uma consultoria visando à preparação para novos mercados, criação de produtos diferenciados, uma marca própria para a coleção trás boas e novas expectativas. Segundo a presidente “é uma honra e motivo de muito orgulho para a nossa Associação contar com o SEBRAE e ter esses profissionais aqui conosco. Nosso desejo de progredir aumentou muito com esta capacitação”.

Para a artesã Raimunda Pereira Lisboa, primeira presidente da Associação, a consultoria proporciona a continuidade do trabalho desenvolvido por elas. “Os novos modelos darão ao capim dourado uma importante sequência. Vamos mostrar para as pessoas que o nosso trabalho é bom, e que a nossa matéria-prima não vai acabar nunca”, comenta a artesã.

A programação da Consultoria no período de 09 a 18 de julho propõe diversas atividades, entre elas uma visita da equipe dos profissionais para conhecimento da região do Jalapão e no atelier dos artesãos; organização das oficinas; Vivência: Desenvolvimento da Coleção de produtos de Capim Dourado; Oficina de Design Gráfico para desenvolvimento dos produtos especificados; Oficina de Gestão e Qualidade e Apresentação dos resultados gerados com exposição da coleção desenvolvida.

Com o objetivo de acompanhar o trabalho da Vivência: Desenvolvimento da Coleção, a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Mila Jaber, pode compartilhar dos resultados já alcançados. “É impressionante perceber a motivação de todos aqui. Os consultores conseguiram em um curto período implantar uma nova percepção do artesanato. As artesãs têm agora uma nova visão do produto criado por elas”, comentou a diretora.

A proposta da instituição está sendo alcançada. Segundo a diretora, o Sebrae viu no capim dourado a mesma oportunidade de mercado que o babaçu. “O que precisávamos era de um trabalho bem elaborado, consistente e com reais possibilidades de mercado. E essa consultoria abriu o horizonte para as artesãs e elas agora podem sonhar mais alto”, concluiu Mila Jaber. 

Já Marcelo Rosenbaum comentou a respeito do trabalho com as artesãs. “Estou impressionado com a rapidez que elas percebem as coisas. São inteligentes e atentam a todas as instruções. Na verdade, aqui, aprendo mais do que ensino. É uma troca fantástica”, diz o arquiteto.

O projeto do Sebrae visa à elaboração de cerca de 50 peças produzidas com capim dourado, o registro fotográfico e em vídeo de toda a Consultoria, desde a região do Jalapão, das oficinas, da Vivência, das artesãs e dos produtos. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae Paulo Massuia, o trabalho possibilitará uma melhor divulgação do que é efeito pelas artesãs tocantinenses. “Com essa orientação e consultoria, as artesãs poderão ter mais qualidade nos produtos e com isso ampliar as negociações”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, salientou a importância do Sebrae nesse processo. “A nossa instituição tem esse compromisso, buscar condições para que os pequenos negócios dêem certo, a exemplo do artesanato. A produção e os produtores precisas ser melhor orientados, fortalecendo a cadeia produtiva e oferecendo peças com mais qualidades, e com isso uma maior ampliação de mercado”.

      

Equipe

Composta por renomados profissionais de arquitetura, decoração, designer, fotografia e cinegrafia a equipe é formada pela artista plástica e designer Heloísa Crocco, o arquiteto Fernando Maculan (desenvolve trabalhos para a TOK & STOK), designer Marcelo Drummond, arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum (responsável pelo quadro Lar Doce Lar, no programa Caldeirão do Huck, TV Globo), designer multimídia Thomaz Sellins (com trabalhos desenvolvidos no Brasil, na França e na Colômbia), o fotógrafo Fábio Del Re (trabalha com a memória das atividades de sobrevivência de diferentes comunidades). Do Tocantins temos a arquiteta Juliane Scolari Gosch, a designer Hemly Barsch, a designer Ada Gabriela Costa Santos e a analista do Sebrae Celina Soares.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Cinco mil pessoas foram às ruas nas manifestações da greve geral em Palmas, dizem organizadores

Foram registradas manifestações com adesão dos profissionais da educação em pelo menos vinte cidades no Tocantins

Comunicação

João Neto é exonerado da Secom; Vieira de Melo assume interinamente

Vieira tem uma vasta experiência na pasta, além de ter um perfil assumidamente conciliador no trato com os veículos de comunicação.



Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira