Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


Educação

Aumenta número de inscritos no Encceja Pessoas Privadas de Liberdade no Tocantins

01 Aug 2018    11:35    alterado em 01/08 às 11:41
SECOM/Divulgação Aumenta número de inscritos no Encceja Pessoas Privadas de Liberdade no Tocantins Grande parte das pessoas privadas de liberdade no Tocantins não conseguiram concluir o Ensino. Divulgação Seciju

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através da Diretoria de Políticas para o Sistema Prisional, vem continuamente ampliando o número de reeducandos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens, Adultos e Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). Para este ano, foram inscritos 807 reeducandos de 37 unidades prisionais e penitenciárias do Tocantins, um recorde estadual comparado ao número de 2017 quando houve adesão de 34 unidades e 539 inscritos. Um aumento de 44% de inscrições comemoradas pelos servidores do Sistema Prisional.

 

O Encceja Pessoas Privadas de Liberdade garante ao participante aprovado a certificação do ensino Fundamental ou Médio, atendendo normas constitucionais da universalização da educação, além de contribuir com o objetivo da execução penal de ressocialização. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Segundo o analista em Defesa Social, Leandro Bezerra de Sousa, que é o responsável estadual pela adesão ao Encceja Pessoas Privadas de Liberdade 2018, grande parte das pessoas privadas de liberdade no Tocantins não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio na idade adequada. “O exame, aplicado durante o cumprimento da pena, oferece ao reeducando mais uma possibilidade para a não reincidência, pois consegue corrigir o fluxo escolar, contribuindo para a continuidade da formação e para uma melhor inserção dessas pessoas no mundo do trabalho”, ressaltou Sousa.

As provas do Encceja Nacional Pessoas Privadas de Liberdade 2018 serão realizadas nos próximos dias 18 e 19 de setembro nas próprias unidades prisionais, sendo que cada unidade indicará um responsável pedagógico que acompanhará as inscrições, e se encarregará de acessar os resultados obtidos pelos participantes e solicitar a certificação.

A prova

O Exame é direcionado às pessoas que estão em penas privativas de liberdade que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. O exame é dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

23

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

26

AMEI!
AMEI!

23

KKKK
KKKK

27

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

23

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

enceja

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira