Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


estado

Banhistas e comerciantes são orientados a manter as praias de Palmas limpas

19 Jul 2018    17:32
ASCOM/Divulgação Banhistas e comerciantes são orientados a manter as praias de Palmas limpas

As praias das Arnos, da Graciosa, do Prata e do Caju têm visível aumento de frequentadores no mês de julho. Essa demanda ampliada de visitantes é vista pela Fundação de Meio Ambiente (FMA) de Palmas como uma oportunidade de trabalhar in loco a educação ambiental. Por isso durante todo o mês de julho a Prefeitura de Palmas intensificou as ações educativas de divulgação de programas municipais de educação ambiental e de orientação ao cidadão. Desde a primeira semana de julho, estão sendo realizadas abordagens tanto a comerciantes das praias quanto aos visitantes sobre a importância da preservação destes espaços naturais e ao descarte adequado de lixo.

 

Segundo o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison, todas as praias serão visitadas até o fim de julho. “A meta é visitar todos os barraqueiros das praias da Capital alertando-os sobre a importância do descarte adequado de resíduos, especialmente óleo de cozinha. Esse resíduo não pode ser jogado na rede de esgoto e nem no meio ambiente porque gera graves prejuízos à natureza. Todos estão sendo orientados a guardá-lo para que possamos recolhê-lo para reaproveitamento”, adiantou Grison.

 

O óleo usado nas preparações das cozinhas dos estabelecimentos comerciais nas praias serão recolhidos pelo programa Renova Palmas, que destina este resíduo para parceiros que o transformam em sabão líquido ou sabão de barra. Uma dos projetos beneficiados é o Palmas que te Acolhe que abriga indivíduos em vulnerabilidade social e que, com o resíduo doado, produzem sabão que é comercializado para reversão da renda em prol dos beneficiários do programa.

 

Bate-papo

 

O Coleta Palmas, programa dedicado à destinação adequada de resíduos recicláveis, também é outro assunto das abordagens educativas dos barraqueiros, assim como os benefícios climáticos, paisagísticos e ambientais da formação vegetal.

 

Na abordagem aos banhistas, além da apresentação dos programas ambientais, como o Coleta Palmas que estimula a separação e destinação de materiais recicláveis a uma das estações de coleta voluntária do programa, os banhistas também estão sendo alertados para evitar entrada na água com comida e outros resíduos que podem atrair peixes para a área de banho. O que garante para todos também a manutenção da limpeza da praia para os visitantes que ainda estão por vir.

 

Para garantir esse cuidado, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), todas as praias possuem contêineres de resíduos comuns e lixeiras pequenas de fácil acesso aos frequentadores, além de placas de orientação.

 

“Tanto os comerciantes como os frequentadores das praias devem ter a consciência de usar o recurso natural sem poluir e, para isso, devem cuidar dos resíduos poluentes, como resíduos sólidos e líquidos. Nas praias, os banhistas devem evitar a geração de lixo e, caso ocorra, que descartem em local adequado para não sujar a praia. Já os comerciantes são grandes colaboradores na manutenção de uma praia limpa e agradável, cuidando dos resíduos de alimentos, bebidas, frituras, entre outros, porque assim, sempre que encontrarmos nossas praias limpas e agradáveis teremos mais vontade de voltar”, ressaltou a presidente da FMA, Luciana Cerqueira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

21

PARABÉNS!
PARABÉNS!

21

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Palmas praias

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira