Monday, 18 de February de 2019

ESTADO


estado

Banhistas e comerciantes são orientados a manter as praias de Palmas limpas

19 Jul 2018    17:32
ASCOM/Divulgação Banhistas e comerciantes são orientados a manter as praias de Palmas limpas

As praias das Arnos, da Graciosa, do Prata e do Caju têm visível aumento de frequentadores no mês de julho. Essa demanda ampliada de visitantes é vista pela Fundação de Meio Ambiente (FMA) de Palmas como uma oportunidade de trabalhar in loco a educação ambiental. Por isso durante todo o mês de julho a Prefeitura de Palmas intensificou as ações educativas de divulgação de programas municipais de educação ambiental e de orientação ao cidadão. Desde a primeira semana de julho, estão sendo realizadas abordagens tanto a comerciantes das praias quanto aos visitantes sobre a importância da preservação destes espaços naturais e ao descarte adequado de lixo.

 

Segundo o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison, todas as praias serão visitadas até o fim de julho. “A meta é visitar todos os barraqueiros das praias da Capital alertando-os sobre a importância do descarte adequado de resíduos, especialmente óleo de cozinha. Esse resíduo não pode ser jogado na rede de esgoto e nem no meio ambiente porque gera graves prejuízos à natureza. Todos estão sendo orientados a guardá-lo para que possamos recolhê-lo para reaproveitamento”, adiantou Grison.

 

O óleo usado nas preparações das cozinhas dos estabelecimentos comerciais nas praias serão recolhidos pelo programa Renova Palmas, que destina este resíduo para parceiros que o transformam em sabão líquido ou sabão de barra. Uma dos projetos beneficiados é o Palmas que te Acolhe que abriga indivíduos em vulnerabilidade social e que, com o resíduo doado, produzem sabão que é comercializado para reversão da renda em prol dos beneficiários do programa.

 

Bate-papo

 

O Coleta Palmas, programa dedicado à destinação adequada de resíduos recicláveis, também é outro assunto das abordagens educativas dos barraqueiros, assim como os benefícios climáticos, paisagísticos e ambientais da formação vegetal.

 

Na abordagem aos banhistas, além da apresentação dos programas ambientais, como o Coleta Palmas que estimula a separação e destinação de materiais recicláveis a uma das estações de coleta voluntária do programa, os banhistas também estão sendo alertados para evitar entrada na água com comida e outros resíduos que podem atrair peixes para a área de banho. O que garante para todos também a manutenção da limpeza da praia para os visitantes que ainda estão por vir.

 

Para garantir esse cuidado, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), todas as praias possuem contêineres de resíduos comuns e lixeiras pequenas de fácil acesso aos frequentadores, além de placas de orientação.

 

“Tanto os comerciantes como os frequentadores das praias devem ter a consciência de usar o recurso natural sem poluir e, para isso, devem cuidar dos resíduos poluentes, como resíduos sólidos e líquidos. Nas praias, os banhistas devem evitar a geração de lixo e, caso ocorra, que descartem em local adequado para não sujar a praia. Já os comerciantes são grandes colaboradores na manutenção de uma praia limpa e agradável, cuidando dos resíduos de alimentos, bebidas, frituras, entre outros, porque assim, sempre que encontrarmos nossas praias limpas e agradáveis teremos mais vontade de voltar”, ressaltou a presidente da FMA, Luciana Cerqueira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Crimes no Tocantins

Maioria dos crimes no Tocantins estão relacionados ao tráfico de drogas e feminicídios, revela Sindiperito

O aumento da criminalidade no Tocantins preocupa e o trabalho dos profissionais da perícia é fundamental no combate ao crime, pois, somente com uma análise pormenorizada das evidências é possível chegar aos culpados, puni-los e coibir que novos casos ocorr

Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira