Thursday, 20 de September de 2018

Thursday, 20 de September de 2018

ESTADO


estado

Banhistas e comerciantes são orientados a manter as praias de Palmas limpas

19 Jul 2018    17:32
ASCOM/Divulgação Banhistas e comerciantes são orientados a manter as praias de Palmas limpas

As praias das Arnos, da Graciosa, do Prata e do Caju têm visível aumento de frequentadores no mês de julho. Essa demanda ampliada de visitantes é vista pela Fundação de Meio Ambiente (FMA) de Palmas como uma oportunidade de trabalhar in loco a educação ambiental. Por isso durante todo o mês de julho a Prefeitura de Palmas intensificou as ações educativas de divulgação de programas municipais de educação ambiental e de orientação ao cidadão. Desde a primeira semana de julho, estão sendo realizadas abordagens tanto a comerciantes das praias quanto aos visitantes sobre a importância da preservação destes espaços naturais e ao descarte adequado de lixo.

 

Segundo o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison, todas as praias serão visitadas até o fim de julho. “A meta é visitar todos os barraqueiros das praias da Capital alertando-os sobre a importância do descarte adequado de resíduos, especialmente óleo de cozinha. Esse resíduo não pode ser jogado na rede de esgoto e nem no meio ambiente porque gera graves prejuízos à natureza. Todos estão sendo orientados a guardá-lo para que possamos recolhê-lo para reaproveitamento”, adiantou Grison.

 

O óleo usado nas preparações das cozinhas dos estabelecimentos comerciais nas praias serão recolhidos pelo programa Renova Palmas, que destina este resíduo para parceiros que o transformam em sabão líquido ou sabão de barra. Uma dos projetos beneficiados é o Palmas que te Acolhe que abriga indivíduos em vulnerabilidade social e que, com o resíduo doado, produzem sabão que é comercializado para reversão da renda em prol dos beneficiários do programa.

 

Bate-papo

 

O Coleta Palmas, programa dedicado à destinação adequada de resíduos recicláveis, também é outro assunto das abordagens educativas dos barraqueiros, assim como os benefícios climáticos, paisagísticos e ambientais da formação vegetal.

 

Na abordagem aos banhistas, além da apresentação dos programas ambientais, como o Coleta Palmas que estimula a separação e destinação de materiais recicláveis a uma das estações de coleta voluntária do programa, os banhistas também estão sendo alertados para evitar entrada na água com comida e outros resíduos que podem atrair peixes para a área de banho. O que garante para todos também a manutenção da limpeza da praia para os visitantes que ainda estão por vir.

 

Para garantir esse cuidado, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), todas as praias possuem contêineres de resíduos comuns e lixeiras pequenas de fácil acesso aos frequentadores, além de placas de orientação.

 

“Tanto os comerciantes como os frequentadores das praias devem ter a consciência de usar o recurso natural sem poluir e, para isso, devem cuidar dos resíduos poluentes, como resíduos sólidos e líquidos. Nas praias, os banhistas devem evitar a geração de lixo e, caso ocorra, que descartem em local adequado para não sujar a praia. Já os comerciantes são grandes colaboradores na manutenção de uma praia limpa e agradável, cuidando dos resíduos de alimentos, bebidas, frituras, entre outros, porque assim, sempre que encontrarmos nossas praias limpas e agradáveis teremos mais vontade de voltar”, ressaltou a presidente da FMA, Luciana Cerqueira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

11

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

9

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Palmas praias

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi

Após uma pausa na campanha, para acompanhar sua mãe com problema de saúde em São Paulo, o governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, voltou a Gurupi, nesta quarta-feira, 19, e foi surpreendido por uma multidão que o


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira