Saturday, 19 de September de 2020

ESTADO


Em Araguatins

Carlesse afirma que proximidade com o povo permite realizar um governo de decisões legítimas

31 May 2019
Esequias Araújo Carlesse afirma que proximidade com o povo permite realizar um governo de decisões legítimas

A equipe do Governo do Tocantins esteve nesta terça-feira, 28, no Bico do Papagaio para ouvir a comunidade da região sobre as necessidades da população a serem inseridas do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023. A abertura oficial dos trabalhos foi feita pelo governador Mauro Carlesse, no Colégio Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, em Araguatins, extremo norte do Tocantins.

Durante a consulta pública os técnicos do Governo ouviram líderes políticos e membros da comunidade de 25 municípios da região para embasar suas ações para os próximos quatro anos. É por meio dessa iniciativa que o Governo do Tocantins pretende realizar uma gestão muito mais eficiente e voltada para o desenvolvimento socioeconômico da região e do Estado.

O governador Mauro Carlesse disse que essas audiências permitem uma aproximação do povo com o Governo do Estado para realizar o planejamento das ações que serão realizadas pela gestão. "É um governo do povo para o povo e eu me sinto bem com essa proximidade para ouvir os projetos da comunidade", disse ressaltando ainda que a partir dessas visitas aos municípios é possível transmitir melhor aos seus auxiliares as demandas que o povo precisa, com segurança, firmeza e legitimidade. "É isso que o Estado precisa, de um governo seguro, firme em suas decisões e decidido a projetar o Estado com ações a serem executadas em curto prazo".

O secretário de estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique explicou que o PPA estabelece de forma regionalizada as metas para os próximos quatro anos. "Esse PPA é que vai mostrar como o Tocantins será administrado, é uma oportunidade para a população apontar as suas vontades e necessidades para cada localidade", frisou.

Araguatins

Para o prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, foi importante para Araguatins sediar a consulta pública, que reúne os 25 municípios da região, porque a cidade conta grandes problemas que precisam ser priorizados, principalmente na zona rural. "Temos um município emblemático, contamos com 36 assentamentos e muitos problemas e essa discussão permitiu o agendamento das nossas necessidades, principalmente na zona rural, onde temos que trabalhar para melhorar as condições e a qualidade de vida desse segmento. Só temos que agradecer".

Durante todo o dia os participantes puderam discutir, propor e elencar proposituras voltadas para os eixos de saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades.

Municípios

Com o tema O Tocantins que Queremos, essa foi a quarta consulta pública para elaboração do PPA 2020/2023 e contou com representantes dos municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis que apontaram suas carências, priorizando-as conforme o grau de urgência e os benefícios gerados para a região.

PPA

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na constituição, que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio  e outras dela decorrentes aos programas de  duração continuada para o desenvolvimento do estado. (art. 80 da constituição estadual). Ou seja, o PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.  O documento a ser elaborado com o resultado das Consultas Públicas será para execução no período de 2020 a 2023.

Reunião

A exemplo das edições anteriores, o governador Mauro Carlesse aproveitou a ocasião para receber os prefeitos da região. Foi um momento para tratar com os gestores municipais das demandas mais urgentes de cada localidade nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e outras. A orientação do Governador aos secretários é atender os prefeitos e dar encaminhamento às suas demandas na medida do possível.

Participaram do evento o vice-governador Vanderlei Barbosa; o deputado federal Tiago Dimas; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, e os deputados estaduais, Olintho Neto, Fabion Gomes, Amélio Caires, Jair Farias e Vanda Monteiro; e prefeitos dos 25 municípios da região e populares.

COMPARTILHE:


Confira também:


Preservação

Fiscalização Integrada Contra as Queimadas percorre áreas nos arredores de Palmas, Taquaruçu e Parque Estadual do Lajeado

Nove rotas que levam a centenas de propriedades rurais na região estão sob a vigilância dos órgãos ambientais

Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira