Sunday, 05 de April de 2020

ESTADO


Folia

Carnaval de rua reúne 6 milhões de pessoas no Rio de Janeiro

26 Feb 2020
Tomaz Silva/Agência Brasil Carnaval de rua reúne 6 milhões de pessoas no Rio de Janeiro

O carnaval de rua do Rio de Janeiro reuniu quase 6 milhões de pessoas desde a abertura oficial da festa, no dia 12 de janeiro. Somente ontem (25), terça-feira de carnaval, foram 57 blocos desfilando, que reuniram 1,5 milhão de pessoas. Um deles, o Fervo da Lud, criado em 2017, arrastou 1 milhão de foliões no centro, desbancando o tradicional Bloco da Bola Preta, que reuniu no sábado (22) 630 mil foliões.

Segundo dados da Riotur, a Orquestra Voadora atraiu 330 mil pessoas ao Aterro do Flamengo, com sua fanfarra e alegorias circenses. No Jardim Botânico, 80 mil pessoas compareceram ao Vagalume o Verde.

Nos quatro dias de festa, outros destaques de público foram o Carrossel de Emoções, no sábado (22), com 115 mil pessoas; no domingo (23) os maiores públicos foram no Bangalafumenga (500 mil), Areia (385 mil) e Cordão do Boitatá (80 mil); na segunda-feira (24), destaque para o Sargento Pimenta (340 mil) e para o Corre Atrás (80 mil). No fim de semana anterior ao carnaval, foi quase 1 milhão de foliões nas ruas.

Lixo no carnaval de rua

Desde sexta-feira (21), primeiro dia de desfiles na Sapucaí, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu na região do sambódromo 200 toneladas de lixo. Nos blocos de rua, a coleta chegou a 74,7 toneladas de lixo, sem contabilizar os números de terça-feira.

Folia de cinzas

Nesta Quarta-feira de Cinzas, ainda há desfiles previstos. O tradicional Bloco das Mulheres Rodadas, que não integra a lista oficial do carnaval da cidade, faz, desde as 9h, seu sexto desfile, no Largo do Machado, zona sul do Rio. Criado em 2015, foi o primeiro bloco feminista da cidade e mistura folia com a luta pelos direitos das mulheres e contra a violência de gênero e o feminicídio.

Na abertura não oficial do carnaval do Rio, o grupo realizou a performance “Um estuprador no teu caminho” do coletivo feminista chileno LasTesis, realizado em diversas cidades no mundo, no fim do ano passado, numa mobilização mundial de denúncia contra a violência sexual estrutural sofrida pelas mulheres. - Agência Brasil

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Segurança Pública inicia mapeamento georreferenciado para monitoramento do novo Coronavírus no Tocantins

A primeira fase de aplicação da tecnologia pela Polícia Científica está voltada a pacientes da Capital, mas o objetivo é estender para todo o Estado e, dessa forma, facilitar maior controle e prevenção de contágio do vírus.

Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente

Como parte da ação, foram plantadas 500 mudas de palmeiras nativas - buriti e bacaba - produzidas em viveiro construído dentro da Aldeia Porteira, que recebe apoio técnico do órgão ambiental do Estado e de outros parceiros ; meta é chegar a 10 mil mudas at


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento

Validade dos alvarás de localização e funcionamento é prorrogada por mais 60 dias


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo

A concessão de incentivo fiscal será por meio do programa Proindústria para implantação da empresa no município de Gurupi


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus


Veterinários

CRMV Tocantins alerta população sobre Fake News de que animais transmitem novo coronavírus


Ageto

Governo inicia obras de drenagem na TO-080 entre Palmas e Paraíso


Social

Governo orienta população a dar entrada no seguro desemprego pelo aplicativo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira