O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Cidadania

17/11/2020

Cidadania e Justiça realiza 1ª Mostra Laboral do Programa Novo Tempo com exposição de trabalhos dos reeducandos do Estado

O Programa Novo Tempo, que é coordenado pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e Egresso (GRSTRPE), desenvolve projetos nas 38 unidades penais do Tocantins

ASecretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio daSuperintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional,realiza nesta terça-feira, 17, a 1ª Mostra Laboral do Programa Novo Tempotrazendo a exposição de produtos desenvolvidos por pessoas privadas deliberdade das Unidades Penais do Tocantins. A ação acontece das 9h às 14h, noHall da Seciju. A exposição acontece seguindo todas as recomendações dasautoridades de saúde para evitar contaminações pelo novo Coronavírus.

OPrograma Novo Tempo, que é coordenado pela Gerência de Reintegração Social,Trabalho e Renda do Preso e Egresso (GRSTRPE), desenvolve projetos nas 38unidades penais do Tocantins e tem o objetivo de oferecer educaçãoprofissional, trabalho e renda para pessoa privada de liberdade com afinalidade de reinserção social. Nas unidades, os custodiados realizam oficinasde fabricação de diversos itens incluindo sabão artesanal, artefatos deconcreto, brinquedos de crochê e madeira, entre diversos outros produtos.

Parao secretário da Seciju, Heber Fidelis, é preciso dar visibilidade às boaspráticas de educação trabalho e renda que são desenvolvidas nas UnidadesPenais. “Para os custodiados a oportunidade de aprender uma profissão nocárcere é um importante passo no processo de reinserção social. Além derepresentar também a garantia de um dos direitos previstos aos privados deliberdade na Lei de Execução Penal”, pontuou.

Osuperintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional,Orleanes de Sousa Alves, ressaltou que “a 1ª Mostra é uma maneira de darmosvisibilidade ao Programa Novo Tempo é desenvolvido em parceria com Órgãos doSistema de Justiça e ainda contamos com as empresas privadas para que olhempara dentro das unidades prisionais como sendo um lugar com mão de obra para otrabalho e o trabalho como um dos pilares para a ressocialização”, concluiu.

Assuntos Relacionados
#cidadania
Confira Também
Defensoria

Decisão obriga Estado a fornecer materiais de higiene e limpeza para presos e presas de Palmas

ESTADO

Cidadania e Justiça aprova Regimento Interno para Unidades de Semiliberdade do Sistema Socioeducativo

ESTADO

Cidadania e Justiça publica resultado final de contratação de professores para Curso de Formação

Cidadania

Com a DPE-TO e parceiros, centenas de pessoas do setor Santa Bárbara são beneficiadas com ação de cidadania

Cidadania

Governo do Tocantins realiza mais de 600 atendimentos em Mateiros por meio do Projeto Juntos Pela Cidadania