Wednesday, 23 de September de 2020

ESTADO


Emoção e Alimentação

Coach Nutricional aponta a relação direta entre a emoção e a alimentação

21 Dec 2018
MF Press Global Coach Nutricional aponta a relação direta entre a emoção e a alimentação

As nossas emoções têm um efeito poderoso na escolha dos alimentos e nos nossos hábitos alimentares. A sensação de prazer que certas comidas proporcionam e a relação emocional das pessoas com a alimentação tem sido objeto de estudo de especialistas em nutrição, psicólogos e filósofos ao longo dos anos.

A coach nutricional Gabi Lodewijks aponta que o que comemos afeta a forma como nos sentimos, assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer: “nosso paladar é mais sensibilizado quando estamos em contato com alguma substância que o estimule, por exemplo açúcar, sal e temperos em geral. Isso provoca reações diferenciadas no organismo, emocionais, psicológicas e sensoriais”, afirma.

Gabi afirma que os sabores provocam sensações e reações que são experimentados por cada indivíduo de uma maneira diferente: "de natureza fisiológica a sensação é diferente, assim como diferenciamos o doce do salgado. São estímulos químicos diferentes que provocam sensações diferentes. Quando estamos de frente a um prato de sopa de legumes cada colherada terá um sabor que possa ser sentido mais intensamente em função da maior quantidade de sal ou qual legume presente na colherada”.

A relação emocional das pessoas com os alimentos é profunda e memorialista: "para mim o ato de comer é cultural e simbólico, e quando feito sozinho é só nutricional. Existem comidas memorialistas e de aconchego por exemplo, comfort food. O ato de comer tem super a ver com o emocional. As emoções e os comportamentos afetam as decisões nutricionais, como a quantidade, tipo de alimento e o número de refeições. Uma pessoa com depressão pode pular refeições ou eliminar o café da manhã na sua rotina diária. Como vemos, o vínculo entre emoção e alimentação é um fato concreto”.

A especialista aponta que isso influi diretamente em questões como controle de peso, ansiedade e depressão: "Abusar do ato prazeroso de comer pode nos fazer sentir mais cansados e a buscar mais alimentos constantemente, mas também pode causar sérios problemas de saúde. A nossa emoção deve nos conscientizar da comida de que precisamos, assim como uma pessoa com depressão pode pular refeições ou eliminar o café da manhã na sua rotina diária. Como vemos, o vínculo entre emoção e alimentação é um fato concreto”, conclui.
MF Press Global 

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento

LDO é encaminhada à Comissão de Finanças

Na proposta, o governo salienta que a LDO foi eloborada durante a pandemia do novo coronavírus (COVID -19), período de decretação do Estado de Calamidade Pública em todo o território do Tocantins.

Saúde

Tocantins registra 786 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 195.370 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.273 casos confirmados. Destes, 46.843 pacientes estão recuperados, 16.553 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 877 pacientes foram a óbito.



Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

21ª edição do Fórum de Governadores começou nesta terça, 22, em formato virtual


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde

Para a ocasião, a mesa diretora da Câmara convocou todos os vereadores, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde responsável pela Gestão do SUS.


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

O recurso vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores vinculados na proposta vigente a comercializarem seus produtos ao Programa, fortalecendo assim a agricultura familiar e contribuindo para a retomada econômica do pequeno produtor.


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira