Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

ESTADO


Malária

Combate à malária no Tocantins é destaque em Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas

06 Jul 2017

Aldenes Lima/Governo do Tocantins
 
As ações de combate à malária no Tocantins de 2003 a 2016 foram apresentadas na 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (15ª Expoepi), em Brasília. O painel "A experiência do Tocantins na vigilância da malária" teve como objetivo apresentar as estratégias utilizadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses, da Secretaria de Estado da Saúde, para a vigilância e prevenção da doença que em 2003 registrou 1.211 casos em 43 municípios, e em 2016 apenas 23 casos em quatro cidades.
 
A estratégia buscou identificar e tratar oportunamente casos importados para impedir a reintrodução da doença nos municípios e, consequentemente, evitar a gravidade e a letalidade da doença. Além disso, as ações buscaram impedir a transmissão da doença nos locais em que ainda há transmissão. A intensificação da vigilância teve início nos municípios com os maiores números de casos, aqueles na fronteira com o Estado do Pará e os que possuem muitos projetos de assentamentos e impactados por empreendimentos de grande e médio porte (UHEs, estradas, pontes, linhas de transmissão).
 
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória Maia, dentre as atividades desenvolvidas destacaram-se o apoio da União e do Estado na estruturação das vigilâncias municipais, com mais viaturas (carros, motos, barcos), equipamentos e insumos estratégicos. "Capacitamos os profissionais de saúde que trabalham nos municípios e ampliamos a rede de diagnóstico, além de atentarmos para manter o estoque mínimo de antimaláricos nos municípios", informou.
 
O monitoramento das notificações através do Sistema de Informação e Vigilância Epidemiológica (SIVEP), com a participação efetiva da Secretaria nas ações de vigilância e controle foi fundamental para o apoio aos municípios e redução dos casos. "Todos os dados foram avaliados para a tomada de decisões e também foram elaborados boletins mensais", destacou a diretora, acrescentando que as ações foram executadas de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.
 
O secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, destacou que as estratégias já adotadas pela Secretaria contribuíram para o controle da doença, durante o surto ocorrido este ano, quando foram registrados 43 casos em Araguatins (33 autóctones e 13 importados).
 
Para o alcance dos objetivos, de acordo com o projeto apresentado na Expoepi, foi imprescindível o acompanhamento da aplicabilidade dos recursos financeiros; fortalecimento do trabalho conjunto entre a vigilância e atenção básica, estadual e municipal; desenvolvimento das ações de comunicação, mobilização social e educação em saúde; conhecimento das peculiaridades locais e a motivação constante dos profissionais de Saúde.
 
A 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (15ª Expoepi) foi realizada entre os dias 28 a 30 de junho.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

1

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira