Sunday, 25 de February de 2018

Sunday, 25 de February de 2018

ESTADO


Política

Comunidade do Sudeste reclama do governo do Estado

15 Jan 2018

Ao cumprir intensa agenda no sudeste tocantinense no final de semana, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente em exercício da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), liderou ações para o fortalecimento do PSB (Partido Socialista Brasileiro) com a criação de diretórios municipais e novas filiações. Presidente regional do partido e pré-candidato a governador do Tocantins, Amastha esteve em Almas, Rio da Conceição, Novo Jardim, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga, no sudeste, além de Paranã, onde o ex-prefeito Edson Lustosa assumiu a presidência do PSB local, e Filadélfia.

FALTA SENTIMENTO DE ORGULHO

Em Taguatinga, Amastha deu posse à Deusélia de Almeida Godinho como presidente da comissão provisória do diretório do PSB municipal. Em seu pronunciamento, a professora aposentada e líder comunitária da cidade destacou: "Palmas tem sido motivo de orgulho para nosso Tocantins e Brasil. Queremos isso também para o nosso Estado. Precisamos de homens como o senhor, prefeito Amastha. Homens destemidos, preparados e compromissados com o Estado e sua população, carente e sofrida. Temos certeza que cm o senhor o nosso povo voltará a sorrir".

COMPROMISSO COM A REGIÃO

Em Ponte Alta do Bom Jesus, Amastha instalou a comissão provisória, que tem Orlando Silva Matos na função de presidente, Marise Barbosa Quintanilho de vice e Terezinha Alvarenga Queiroz Ayres como secretária-geral. Na cidade, ele ouviu mais relatos da ação efetiva do governo do Estado. "Realmente a região sudeste está abandonada. Precisamos de alguém que tenha compromisso conosco", disse Gislaine Azevedo Carlos. José Luciano Azevedo Carlos, ex-prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, citou que a região é rica por seu potencial turístico e produtivo, mas lamentou a falta de atuação do Estado. "Estamos isolados das outras regiões por causa das péssimas condições de estrada e pelo fato de as políticas públicas não chegarem aqui", disse, durante reunião do PSB na cidade. "O próximo governador que olhar para a gente testemunhará que essa região vai alavancar, vai se desenvolver. Vamos apoiar quem tem responsabilidade, credibilidade e condições de administrar o Estado", declarou.

GESTÃO DE PALMAS

Amastha também se reuniu com moradores do povoado Boa Vista de Belém, no município de Ponte Alta do Bom Jesus. Na casa do morador Valdemiro de Souza Lima, falou das ações realizadas em Palmas e também ouviu queixas dos moradores sobre a atuação do Estado. "Sudeste está abandonado, esquecido. Isso tem que mudar!", disse Sebastião Pereira Lima, vice-prefeito de Ponte Alta, que fez questão de participar do encontro.

A gestão de Palmas foi elogiada pelo estudante Douglas Lima, 21 anos, que cursa Ciências da Computação no campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na Capital. "Palmas foi transformada. Hoje é uma cidade linda, bem cuidada e que saúde e educação funcionam", afirmou. Outros elogios a Amastha vieram do dono da casa onde houve a reunião: "Amastha é um homem de firmeza, de boas ideias, sincero e com vontade de fazer. Depositamos muita confiança nele".

SITUAÇÃO REVOLTANTE

Nas cidades, Amastha ouviu de moradores e lideranças pedidos para que ajude a tirar a região do abandono e isolamento pela falta de atuação do governo do Estado. Entre as principais críticas estão a falta de políticas públicas do governo para desenvolver o sudeste, rico em potenciais turísticos e de produção, péssimas condições das estradas e deficiências nos atendimentos de saúde.

"É revoltante a situação que encontramos. Estradas esburacadas, hospitais com sérios problemas e o povo sem decepcionado, sem esperança, esgotado de tanta promessa", disse o prefeito, que está temporariamente afastado do Executivo da capital. Para Amastha, o governo do Estado deve ser o indutor do desenvolvimento na região, mas faltam comprometimento, vontade de fazer e capacidade. "Temos um potencial turístico enorme aqui, mas não é explorado pelo governo do Estado. Turismo é indústria da transformação. Palmas é exemplo disso. Hoje a cidade é visitada por gente do Brasil todo e várias partes do mundo, os palmenses têm orgulho e o turismo movimenta toda a economia", afirmou. "Sem falar na produção, como o projeto Manuel Alves, onde os produtores sofrem cheios de dificuldades para trabalhar, e a falta de visão para contribuir com a piscicultura da região, que tem enorme potencial, inclusive com a processadora de peixes Tamborá, que poderia desenvolver e gerar mais emprego se o Estado tivesse um pouco de visão para desenvolver a cadeia de peixes na região", complementou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

5

BOM
BOM

3

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

5

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


PDRIS

Marcelo Miranda entrega trechos de rodovias recuperadas no norte do Estado

Foram entregues, nesta etapa, 176,76 km de rodovias recuperadas pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira