Thursday, 27 de June de 2019

ESTADO


CAU/TO

Conselho de Arquitetura visita Paróquia Coração de Maria para avaliação da construção

01 Feb 2019    20:35
Conselho de Arquitetura visita Paróquia Coração de Maria para avaliação da construção

Nesta semana, o presidente e o gerente técnico e de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) se reuniram com o Padre Fábio Gleiser, da Paróquia Coração de Maria, para avaliarem os danos causados na igreja. Na última semana, a estrutura metálica do telhado do prédio cedeu, acarretando diversos danos estruturais, com isso as paredes laterais ficaram inclinadas.

O arquiteto João Paulo, assim como outros profissionais da área, se colocou à disposição da Paróquia e está avaliando a situação. Com a visita do Conselho, os arquitetos fizeram uma análise das melhores escolhas para a solução do problema. As propostas visam a estabilidade temporária da edificação para que se promova retirada dos móveis e outros objetos sacros, e, a posterior demolição das estruturas comprometidas, inclusive paredes.

O CAU/TO se colocou à disposição para o acompanhamento de todo o processo, ao lado dos profissionais que já estão trabalhando. Ao final do encontro, o presidente e o gerente técnico e de fiscalização solicitaram ao padre Fábio os projetos da igreja para averiguações e formalidades pertinentes.

O presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, reforçou o objetivo do Conselho com a reunião. “Nosso foco aqui não é de punição, mas estar à disposição para colaborarmos com as análises do cenário, identificar os motivos que levaram o edifício ao colapso, garantir que as novas medidas sejam focadas no cumprimento das formalidades legais junto ao conselho e, principalmente, na segurança de todos os envolvidos”, salientou.

O padre Fábio destacou a sua surpresa com o ocorrido, já que a construção não demonstrava nenhum sinal de abalo na estrutura. Mas, diante do ocorrido, a igreja já iniciou campanhas para a reforma e reconstrução. “Estamos fazendo uma vaquinha on-line e a rifa de uma casa. As empresas e pessoas que quiserem contribuir com a causa podem comprar a rifa, no valor de R$ 3 cada, na secretaria da Paróquia”, disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Para Servidores

Marilon Barbosa propõe que prefeita envie à Câmara Projeto de Lei que autorize o empréstimo consignado de recursos do PreviPalmas

Ele ainda sugeriu no anteprojeto que os recursos do PreviPalmas para empréstimos consignados aos servidores públicos municipais sejam alocados no Banco do Povo como linha de crédito exclusiva para empréstimos a esta finalidade.

Ferrovia Norte-Sul

Início das operações da Ferrovia Norte-Sul, entre Anápolis e Porto Nacional, é anunciada

Executivos anunciam que operadora está pronta para fazer o transporte de cargas industrializadas, num trecho de 800 km




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira