Saturday, 20 de April de 2019

ESTADO


CAU/TO

Conselho de Arquitetura visita Paróquia Coração de Maria para avaliação da construção

01 Feb 2019    20:35
Conselho de Arquitetura visita Paróquia Coração de Maria para avaliação da construção

Nesta semana, o presidente e o gerente técnico e de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) se reuniram com o Padre Fábio Gleiser, da Paróquia Coração de Maria, para avaliarem os danos causados na igreja. Na última semana, a estrutura metálica do telhado do prédio cedeu, acarretando diversos danos estruturais, com isso as paredes laterais ficaram inclinadas.

O arquiteto João Paulo, assim como outros profissionais da área, se colocou à disposição da Paróquia e está avaliando a situação. Com a visita do Conselho, os arquitetos fizeram uma análise das melhores escolhas para a solução do problema. As propostas visam a estabilidade temporária da edificação para que se promova retirada dos móveis e outros objetos sacros, e, a posterior demolição das estruturas comprometidas, inclusive paredes.

O CAU/TO se colocou à disposição para o acompanhamento de todo o processo, ao lado dos profissionais que já estão trabalhando. Ao final do encontro, o presidente e o gerente técnico e de fiscalização solicitaram ao padre Fábio os projetos da igreja para averiguações e formalidades pertinentes.

O presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, reforçou o objetivo do Conselho com a reunião. “Nosso foco aqui não é de punição, mas estar à disposição para colaborarmos com as análises do cenário, identificar os motivos que levaram o edifício ao colapso, garantir que as novas medidas sejam focadas no cumprimento das formalidades legais junto ao conselho e, principalmente, na segurança de todos os envolvidos”, salientou.

O padre Fábio destacou a sua surpresa com o ocorrido, já que a construção não demonstrava nenhum sinal de abalo na estrutura. Mas, diante do ocorrido, a igreja já iniciou campanhas para a reforma e reconstrução. “Estamos fazendo uma vaquinha on-line e a rifa de uma casa. As empresas e pessoas que quiserem contribuir com a causa podem comprar a rifa, no valor de R$ 3 cada, na secretaria da Paróquia”, disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Feriado

PRF faz operação especial nas rodovias para feriado de Semana Santa

Segundo a PRF, as maiores preocupações dos agentes são com a embriaguez ao volante, o uso de cinto de segurança e do assento especial para crianças.

Recursos em Brasília

Carlesse solicita ao presidente Bolsonaro a construção da TO 500, recursos para ponte de Porto e apresenta plano de recuperação do Estado

Outro projeto estruturante importante para o Tocantins apresentado pelo Governador, foi o da revitalização do Projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia. A solicitação do Governo do Tocantins é de um aporte de R$ 400 milhões.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira