Monday, 21 de May de 2018

Monday, 21 de May de 2018

ESTADO


Trânsito

Detran/TO, Cetran/TO e prefeituras discutem municipalização de trânsito

12 Sep 2017

(Umbelina Costa/Governo do Tocantins)
 
O vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran/TO) e gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, capitão Geraldo Magela acompanhado do conselheiro responsável pela municipalização de trânsito no Estado e também gerente de Postos de Atendimento e Ciretrans do Detran, Manoel Messias, estiveram em Xambioá, Araguatins e Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio, para discutir o processo de municipalização de trânsito nos referidos municípios.
 
Em Xambioá, as discussões aconteceram na Câmara de Vereadores e contaram com a presença de autoridades municipais e da comunidade local. Os representantes do Cetran apresentaram o processo de integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), que é a chamada municipalização de trânsito. Outra explanação foi sobre o processo de fiscalização de trânsito. Todas as dúvidas foram sanadas e os técnicos colocaram-se á disposição para um breve retorno ao município, se necessário.
 
Já em Araguatins os técnicos se reuniram com os vereadores do município e com representantes da OAB, da Associação Comercial e da Polícia Militar (PM), para discutir a fiscalização de trânsito. O município conta com um pólo de fiscalização desde julho desse ano.
 
Durante as discussões foi solicitada a suspensão dos trabalhos de fiscalização na cidade, para aguardar o processo de municipalização do trânsito e a implantação de sinalização nas vias. O capitão Geraldo Magela explicou que a fiscalização existente hoje em Araguatins independe de sinalização, como por exemplo, dirigir usando o celular; dirigir sem usar o cinto de segurança; dirigir sem estar habilitado; ou estar com o veículo sem licenciamento.
 
Outras infrações que não necessitam de sinalização são os estacionamentos sobre canteiros centrais e calçadas. São regras de conduta e circulação.

Dessa forma, as fiscalizações no município de Araguatins continuam. Só serão autuados os condutores que desrespeitarem o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
Em Augustinópolis, os servidores participaram de uma audiência pública solicitada pelo prefeito Júlio Oliveira, para apresentar o processo de Municipalização de Trânsito, o passo a passo, conceitos, a estrutura mínima que o órgão de trânsito deve ter depois de criado pela prefeitura, e a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).
 
O evento contou com a participação maciça da sociedade, inclusive de vereadores, agentes de trânsito do pólo de fiscalização de Araguatins, proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs), representantes da Unitins e mototaxistas.

Para o vice-presidente do Cetran, capitão Geraldo Magela, o maior objetivo de todas as discussões é salvar vidas através de um trânsito mais seguro e mais consciente. "Estamos trabalhando e empreendendo ações que combatem o desrespeito à legislação de trânsito", disse.
 
Municipalização
 
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais.
 
Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.
 
Conforme o porte do município poderá ser reestruturada uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento, uma autarquia, de acordo com as necessidades e interesse do prefeito.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Kátia Abreu: “vou fechar a torneira da corrupção para devolver o dinheiro do povo”

Candidata recebe apoio em Pedro Afonso e Itacajá ao apresentar propostas para desenvolvimento e combate à pobreza

Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.



Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas

Apurou-se que as ameaças se intensificaram e a vítima, coagida e intimidada, aceitou entregar a quantia de R$ 300,00


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira