Tuesday, 19 de February de 2019

ESTADO


MEIO AMBIENTE

Dia Técnico orienta sobre Recuperação Natural dos Solos do Cerrado

10 Aug 2018    20:10
ASCOM/Divulgação Dia Técnico orienta sobre Recuperação Natural dos Solos do Cerrado o engenheiro Florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar, proferiu a palestra Recuperação Natural dos Solos do Cerrado e destacou a importância de se preservar esse bioma

Em continuidade às atividades do projeto Agosto Verde 2018, aconteceu nesta sexta-feira, 10, o Dia Técnico sobre Recuperação Natural dos Solos do Cerrado na chácara do produtor rural, Carlos Braga, na região Coqueirinho. Na ocasião foram abordados temas como prevenção de queimadas, desmatamento, água, vegetação/matas ciliares e recuperação de áreas desmatadas.


O encontro foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e contou com a participação de membros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Federação das Associações de Agricultores Familiares de Tocantins (Faerto) e Comissão Estadual de Sementes e Mudas.


O secretário executivo da Seder, Newton Andrade Soares, deu as boas-vindas aos técnicos e alunos presentes no evento e reafirmou o compromisso da Secretaria em atuar na conscientização da comunidade contra as queimadas. “É nosso papel enquanto agente público fortalecer ações que promovam a sustentabilidade e a biodiversidade. Devemos produzir, mas de uma forma consciente e sustentável”, disse o gestor.


No encontro, o engenheiro Florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar, proferiu a palestra Recuperação Natural dos Solos do Cerrado e destacou a importância de se preservar esse bioma. “As áreas desmatadas e queimadas tem aumentado, é preciso mais conscientização para o uso sustentável do cerrado, um bioma muito rico em vegetação e fauna. O fogo é sem dúvidas um dos maiores vilões e esta área é a prova de que é possível fazer o movimento reverso”, afirmou Haidar.  


O proprietário da chácara onde a área foi recuperada, Carlos Braga, falou sobre o processo de reflorestamento que durou mais de 20 anos. “Quando nós adquirimos esta chácara percebemos que uma área importante, às margens de um pequeno curso d’água intermitente, estava totalmente desmatado, então cercamos esta área e combinamos com os vizinhos de não deixar o fogo entrar aqui. Aos poucos as árvores foram nascendo, se fortalecendo e hoje temos esta maravilha de mata”, explicou o chacareiro.


Os alunos dos 6º e 7º anos da Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spinola Teixeira participaram do Dia Técnico e fizeram uma trilha para aprender, na prática, lições importantes sobre cerrado, reflorestamento, mudanças climáticas, vegetação, animais etc. “Eu estou impressionado com as árvores que tem aqui, eu já fui em muitas chácaras aqui em Palmas mas nenhuma tem tantas árvores diferentes”, conta o estudante Alisson Victor, de 12 anos, que ajudou na tarefa de identificar as árvores com placas nominativas.


A ação também contou com parceiros públicos e privados como Governo Federal, Embrapa, Conab, Zoofértil, Avifran, Atacadão da Ração, Sead e órgãos municipais.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira