Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


MEIO AMBIENTE

Dia Técnico orienta sobre Recuperação Natural dos Solos do Cerrado

10 Aug 2018    20:10
ASCOM/Divulgação Dia Técnico orienta sobre Recuperação Natural dos Solos do Cerrado o engenheiro Florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar, proferiu a palestra Recuperação Natural dos Solos do Cerrado e destacou a importância de se preservar esse bioma

Em continuidade às atividades do projeto Agosto Verde 2018, aconteceu nesta sexta-feira, 10, o Dia Técnico sobre Recuperação Natural dos Solos do Cerrado na chácara do produtor rural, Carlos Braga, na região Coqueirinho. Na ocasião foram abordados temas como prevenção de queimadas, desmatamento, água, vegetação/matas ciliares e recuperação de áreas desmatadas.


O encontro foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e contou com a participação de membros do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Federação das Associações de Agricultores Familiares de Tocantins (Faerto) e Comissão Estadual de Sementes e Mudas.


O secretário executivo da Seder, Newton Andrade Soares, deu as boas-vindas aos técnicos e alunos presentes no evento e reafirmou o compromisso da Secretaria em atuar na conscientização da comunidade contra as queimadas. “É nosso papel enquanto agente público fortalecer ações que promovam a sustentabilidade e a biodiversidade. Devemos produzir, mas de uma forma consciente e sustentável”, disse o gestor.


No encontro, o engenheiro Florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar, proferiu a palestra Recuperação Natural dos Solos do Cerrado e destacou a importância de se preservar esse bioma. “As áreas desmatadas e queimadas tem aumentado, é preciso mais conscientização para o uso sustentável do cerrado, um bioma muito rico em vegetação e fauna. O fogo é sem dúvidas um dos maiores vilões e esta área é a prova de que é possível fazer o movimento reverso”, afirmou Haidar.  


O proprietário da chácara onde a área foi recuperada, Carlos Braga, falou sobre o processo de reflorestamento que durou mais de 20 anos. “Quando nós adquirimos esta chácara percebemos que uma área importante, às margens de um pequeno curso d’água intermitente, estava totalmente desmatado, então cercamos esta área e combinamos com os vizinhos de não deixar o fogo entrar aqui. Aos poucos as árvores foram nascendo, se fortalecendo e hoje temos esta maravilha de mata”, explicou o chacareiro.


Os alunos dos 6º e 7º anos da Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spinola Teixeira participaram do Dia Técnico e fizeram uma trilha para aprender, na prática, lições importantes sobre cerrado, reflorestamento, mudanças climáticas, vegetação, animais etc. “Eu estou impressionado com as árvores que tem aqui, eu já fui em muitas chácaras aqui em Palmas mas nenhuma tem tantas árvores diferentes”, conta o estudante Alisson Victor, de 12 anos, que ajudou na tarefa de identificar as árvores com placas nominativas.


A ação também contou com parceiros públicos e privados como Governo Federal, Embrapa, Conab, Zoofértil, Avifran, Atacadão da Ração, Sead e órgãos municipais.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

75

PARABÉNS!
PARABÉNS!

40

BOM
BOM

32

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

41

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

35

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

37

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

recuperação solos

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira