Tuesday, 23 de April de 2019

ESTADO


Sindjor

Dra. Lilian Deisy conduz roda de conversa sobre a saúde mental dos jornalistas no cenário atual

09 Mar 2019    07:50    alterado em 09/03 às 07:55
Dra. Lilian Deisy conduz roda de conversa sobre a saúde mental dos jornalistas no cenário atual

Cerca de 20% dos adultos tendem a sofrer algum transtorno mental em algum momento da vida. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, transtornos mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência. Dentre os diferentes transtornos existentes, os ligados à depressão e ansiedade são os mais frequentes, as doenças do século como muitos especialistas dizem.

A identificação dos transtornos e a aceitação deles na sociedade também é um grande desafio e discutir e esclarecer são uma forma importante de trabalhar na prevenção de tais doenças. Hoje, muitas empresas e profissionais já começam a dar mais atenção à saúde mental, ao bem-estar e à busca pela melhora na qualidade de vida vem crescendo gradualmente.

Com o objetivo de colaborar nessa discussão e na desmistificação das doenças da saúde mental, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor- TO), em parceria com Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e com o Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação, realizou uma roda de conversa com o tema "Como está a saúde dos Jornalistas?", uma proposta idealizada pelo estudo da psicóloga Jordanna de Sousa Parreira, que está cursando o mestrado em comunicação e sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a participação da psicóloga, professora e orientadora, Lilian Deisy Ghizoni. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 07, na Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

“A roda de conversa sobre saúde mental é a primeira etapa de um projeto de escuta clínica do trabalho, que hoje é uma teoria com método da Ana Magnólia Mendes, da Universidade de Brasília (UnB). Esse projeto visa um espaço de fala para os jornalistas em relação ao sofrimento e ao prazer que hoje ele encontra no trabalho. Nós sabemos que estamos vivendo num cenário da precarização do trabalho dos jornalistas, pelas mudanças também até do próprio direito do trabalho da CLT, então, tem uma série de movimentos sociais que vêm acontecendo na contemporaneidade que estão afetando diretamente a vida destes profissionais, e foi diante deste cenário que a gente propôs essa escuta clínica”, explicou a psicóloga Jordanna de Sousa Parreira.

Após a roda de conversa, os profissionais podem se voluntariar para participar de, aproximadamente, 12 encontros, dentro da proposta da escuta clínica. A ideia é, de forma ética e organizada, aprofundar a discussão sobre o assunto direcionado a categoria. Os estudos vão se transformar posteriormente em uma dissertação que ficará disponível para que todos possam identificar onde estão os maiores problemas e como buscar soluções.

A presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, destacou a parceria do Sindicato com as profissionais do estudo. “Nós ficamos imensamente empolgados e felizes por alguém pensar na nossa qualidade de vida e em como poder ajudar os profissionais da área. O papel do sindicato é justamente esse, apoiar ações que visam a melhoria da qualidade tanto de vida quanto do trabalho dos jornalistas”, ressaltou.
A Roda de Conversa e os encontros da Escuta Clínica do Trabalho contam também com o apoio e parceria da Acipa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Bolsonaro não vê motivos para greve dos caminhoneiros, diz porta-voz

A expectativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, que mantém diuturnamente um canal aberto de ligação com a categoria, é de que não há motivos para essa paralisação", afirmou durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

PreviPalmas

CPI do PreviPalmas prossegue com oitivas de testemunhas

O restante das verbas foi utilizado para pagamento de despesas ordinárias. Ele se comprometeu, perante os membros da CPI, a enviar relatório discriminado dos levantamentos contábeis e financeiros realizados sob sua gestão.



Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas

Programação terá dois momentos, encontro técnico, pela manhã, e apresentação de potencialidades e atrações culturais para formadores de opinião, à noite


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira