Friday, 19 de July de 2019

ESTADO


Educação

Educadores do Tocantins reúnem-se em etapa estadual do Conae em Palmas

14 Aug 2018    16:26
Divulgação Educadores do Tocantins reúnem-se em etapa estadual do Conae em Palmas Francisco José Carbonari e Maria Ester Galvão de Carvalho participam de mesa-redonda na Conae

Cerca de trezentos profissionais de educação das redes municipais e estadual do Tocantins reúnem-se em Palmas para discutirem propostas e encaminhamentos para a melhoria da qualidade da educação nas esferas municipais, estadual e consequentemente na educação nacional.

O evento iniciou-se na segunda-feira, 13 de agosto, no auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura e Artes (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se estende até dia 15. Os membros do Fórum Estadual de Educação (FEE) planejaram a pauta da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O encontro objetiva discutir o Documento-Referência que pode ser acessado no endereço http://www.educacaoadmin.rs.gov.br/upload/arquivos/201805/22153135-documento-referência.pdf, garantindo o debate democrático com a participação dos segmentos sociais.

O tema é Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SME) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Joana dos Reis Neres, coordenadora do FEE, agradeceu a presença de todos e parabenizou pelo trabalho desenvolvido até o momento. “Todos os municípios realizaram as etapas de discussão e estudos voltados para a melhoria da qualidade da educação. Continuamos nosso trabalho de debate com representantes dos municípios e do Estado. As contribuições em cada eixo são significativas e, a partir delas é que podemos melhorar a educação e a sociedade como um todo”, destacou.

Ana Vitória, aluna da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, participou da abertura do evento com a Banda Orquestra Sanfônica, da mesma Escola. Ela aponta que o trabalho diversificado torna-se mais agradável para todos. “Gosto de participar das apresentações nas aberturas de eventos. A educação deve ser diversificada indo além do espaço da sala de aula”, disse.

Segundo Francisco José Carbonari, membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e palestrante, a participação de todos é fundamental. “Discutir de modo participativo os desafios enfrentados pela educação brasileira, e a partir dessa discussão apontar os caminhos para serem trilhados é um dos fatores desse trabalho”, comentou.

De acordo com Maria Ester Galvão de Carvalho, coordenadora da Conae e membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, a discussão com o envolvimento de todos faz a diferença para melhor. “Discutiremos com os municípios sobre seus planos municipais de educação e sobre os planos estaduais de educação. No Estado, os municípios trazem os delegados que participarão do debate contribuindo de forma integrada para o cumprimento das metas da Educação como um todo”, destacou.

Robson Vila Nova Lopes, subsecretário de Educação, representou a secretária professora Adriana Aguiar. Ele ressaltou a mobilização realizada para com todos os municípios. “Os 139 municípios tocantinenses foram mobilizados para a avaliação e monitoramento dos fóruns. Todos os delegados que estão nesse evento afirmam que temos papel fundamental nesse processo educacional. Enfrentar desafios é necessário par melhorar a educação em todos os municípios, no Estado e no País”, finalizou desejando um encontro produtivo para todos.

Rosa Helena Pereira da Silva, diretora da Escola Municipal Dona Augusta Maria de Jesus, de Itaporã do Tocantins, destacou a importância do trabalho para a educação. “As melhorias da educação como um todo acontece quando todos participam do processo educacional. Quero aproveitar cada momento de debate”, comentou.

 Conae 2018

A 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2018) acontecerá em Brasília nos dias 21 a 24 de novembro e é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação (FNE), nos termos do artigo 6º. da Lei 13.005/2014.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira