Monday, 18 de February de 2019

ESTADO


Educação

Educadores do Tocantins reúnem-se em etapa estadual do Conae em Palmas

14 Aug 2018    16:26
Divulgação Educadores do Tocantins reúnem-se em etapa estadual do Conae em Palmas Francisco José Carbonari e Maria Ester Galvão de Carvalho participam de mesa-redonda na Conae

Cerca de trezentos profissionais de educação das redes municipais e estadual do Tocantins reúnem-se em Palmas para discutirem propostas e encaminhamentos para a melhoria da qualidade da educação nas esferas municipais, estadual e consequentemente na educação nacional.

O evento iniciou-se na segunda-feira, 13 de agosto, no auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura e Artes (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se estende até dia 15. Os membros do Fórum Estadual de Educação (FEE) planejaram a pauta da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O encontro objetiva discutir o Documento-Referência que pode ser acessado no endereço http://www.educacaoadmin.rs.gov.br/upload/arquivos/201805/22153135-documento-referência.pdf, garantindo o debate democrático com a participação dos segmentos sociais.

O tema é Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SME) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Joana dos Reis Neres, coordenadora do FEE, agradeceu a presença de todos e parabenizou pelo trabalho desenvolvido até o momento. “Todos os municípios realizaram as etapas de discussão e estudos voltados para a melhoria da qualidade da educação. Continuamos nosso trabalho de debate com representantes dos municípios e do Estado. As contribuições em cada eixo são significativas e, a partir delas é que podemos melhorar a educação e a sociedade como um todo”, destacou.

Ana Vitória, aluna da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, participou da abertura do evento com a Banda Orquestra Sanfônica, da mesma Escola. Ela aponta que o trabalho diversificado torna-se mais agradável para todos. “Gosto de participar das apresentações nas aberturas de eventos. A educação deve ser diversificada indo além do espaço da sala de aula”, disse.

Segundo Francisco José Carbonari, membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e palestrante, a participação de todos é fundamental. “Discutir de modo participativo os desafios enfrentados pela educação brasileira, e a partir dessa discussão apontar os caminhos para serem trilhados é um dos fatores desse trabalho”, comentou.

De acordo com Maria Ester Galvão de Carvalho, coordenadora da Conae e membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, a discussão com o envolvimento de todos faz a diferença para melhor. “Discutiremos com os municípios sobre seus planos municipais de educação e sobre os planos estaduais de educação. No Estado, os municípios trazem os delegados que participarão do debate contribuindo de forma integrada para o cumprimento das metas da Educação como um todo”, destacou.

Robson Vila Nova Lopes, subsecretário de Educação, representou a secretária professora Adriana Aguiar. Ele ressaltou a mobilização realizada para com todos os municípios. “Os 139 municípios tocantinenses foram mobilizados para a avaliação e monitoramento dos fóruns. Todos os delegados que estão nesse evento afirmam que temos papel fundamental nesse processo educacional. Enfrentar desafios é necessário par melhorar a educação em todos os municípios, no Estado e no País”, finalizou desejando um encontro produtivo para todos.

Rosa Helena Pereira da Silva, diretora da Escola Municipal Dona Augusta Maria de Jesus, de Itaporã do Tocantins, destacou a importância do trabalho para a educação. “As melhorias da educação como um todo acontece quando todos participam do processo educacional. Quero aproveitar cada momento de debate”, comentou.

 Conae 2018

A 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2018) acontecerá em Brasília nos dias 21 a 24 de novembro e é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação (FNE), nos termos do artigo 6º. da Lei 13.005/2014.

COMPARTILHE:


Confira também:


Crimes no Tocantins

Maioria dos crimes no Tocantins estão relacionados ao tráfico de drogas e feminicídios, revela Sindiperito

O aumento da criminalidade no Tocantins preocupa e o trabalho dos profissionais da perícia é fundamental no combate ao crime, pois, somente com uma análise pormenorizada das evidências é possível chegar aos culpados, puni-los e coibir que novos casos ocorr

Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira