Monday, 10 de December de 2018

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Educadores do Tocantins reúnem-se em etapa estadual do Conae em Palmas

14 Aug 2018    16:26
Divulgação Educadores do Tocantins reúnem-se em etapa estadual do Conae em Palmas Francisco José Carbonari e Maria Ester Galvão de Carvalho participam de mesa-redonda na Conae

Cerca de trezentos profissionais de educação das redes municipais e estadual do Tocantins reúnem-se em Palmas para discutirem propostas e encaminhamentos para a melhoria da qualidade da educação nas esferas municipais, estadual e consequentemente na educação nacional.

O evento iniciou-se na segunda-feira, 13 de agosto, no auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura e Artes (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se estende até dia 15. Os membros do Fórum Estadual de Educação (FEE) planejaram a pauta da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O encontro objetiva discutir o Documento-Referência que pode ser acessado no endereço http://www.educacaoadmin.rs.gov.br/upload/arquivos/201805/22153135-documento-referência.pdf, garantindo o debate democrático com a participação dos segmentos sociais.

O tema é Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SME) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Joana dos Reis Neres, coordenadora do FEE, agradeceu a presença de todos e parabenizou pelo trabalho desenvolvido até o momento. “Todos os municípios realizaram as etapas de discussão e estudos voltados para a melhoria da qualidade da educação. Continuamos nosso trabalho de debate com representantes dos municípios e do Estado. As contribuições em cada eixo são significativas e, a partir delas é que podemos melhorar a educação e a sociedade como um todo”, destacou.

Ana Vitória, aluna da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, participou da abertura do evento com a Banda Orquestra Sanfônica, da mesma Escola. Ela aponta que o trabalho diversificado torna-se mais agradável para todos. “Gosto de participar das apresentações nas aberturas de eventos. A educação deve ser diversificada indo além do espaço da sala de aula”, disse.

Segundo Francisco José Carbonari, membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e palestrante, a participação de todos é fundamental. “Discutir de modo participativo os desafios enfrentados pela educação brasileira, e a partir dessa discussão apontar os caminhos para serem trilhados é um dos fatores desse trabalho”, comentou.

De acordo com Maria Ester Galvão de Carvalho, coordenadora da Conae e membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, a discussão com o envolvimento de todos faz a diferença para melhor. “Discutiremos com os municípios sobre seus planos municipais de educação e sobre os planos estaduais de educação. No Estado, os municípios trazem os delegados que participarão do debate contribuindo de forma integrada para o cumprimento das metas da Educação como um todo”, destacou.

Robson Vila Nova Lopes, subsecretário de Educação, representou a secretária professora Adriana Aguiar. Ele ressaltou a mobilização realizada para com todos os municípios. “Os 139 municípios tocantinenses foram mobilizados para a avaliação e monitoramento dos fóruns. Todos os delegados que estão nesse evento afirmam que temos papel fundamental nesse processo educacional. Enfrentar desafios é necessário par melhorar a educação em todos os municípios, no Estado e no País”, finalizou desejando um encontro produtivo para todos.

Rosa Helena Pereira da Silva, diretora da Escola Municipal Dona Augusta Maria de Jesus, de Itaporã do Tocantins, destacou a importância do trabalho para a educação. “As melhorias da educação como um todo acontece quando todos participam do processo educacional. Quero aproveitar cada momento de debate”, comentou.

 Conae 2018

A 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2018) acontecerá em Brasília nos dias 21 a 24 de novembro e é um espaço democrático, de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, coordenada pelo Fórum Nacional da Educação (FNE), nos termos do artigo 6º. da Lei 13.005/2014.

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